Cícero do Santa Maria afirma que Hospital Cirurgia conseguiu renascer e reescrever a sua história

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 06/11/2023 13h16, última modificação 06/11/2023 13h16

Foto: China Tom

Há cinco anos sob intervenção judicial, o Hospital Cirurgia vive em seu melhor momento, sendo reconhecido, novamente, como uma unidade de excelência e de referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E para mostrar o caminho percorrido pela atual gestão, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA ) realizou uma Audiência Pública nesta segunda-feira, 6, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB).

Funcionário de carreira do Hospital Cirurgia, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) fez questão de participar da audiência e relembrou os dias de sofrimento vivenciados por ele e pelos colegas da unidade de saúde. “Nas nossas lutas, naquele período de muito sofrimento, muitas vezes chorei por ver funcionários passando fome, pois estavam sem receber o salário. Não passei fome porque meu filho trabalhava em um supermercado e comprava fiado, mas senti a dor dos meus colegas”, revelou Cícero.

Com a chegada da interventora judicial, Márcia Guimarães, em 2018, o Hospital Cirurgia começou a reescrever a sua história. “Hoje, o Cirurgia é um novo hospital e sempre digo : o Cirurgia não precisava só de um administrador competente, mas de alguém que também tivesse amor à saúde e isso é o que temos com essa gestão, que tem transformado a unidade, tanto que, hoje, o Cirurgia parece um hospital particular”, comemorou o vereador Cícero do Santa Maria.

Caos total

De acordo com a interventora, Márcia Guimarães, ao chegar à unidade em 2018, o cenário encontrado foi de caos total. “Os funcionários estavam há sete meses sem receber salários, fornecedores de insumos médicos também estavam sem receber e a unidade não conseguia se manter. Tivemos que trabalhar muito para reverter essa situação”, destacou.

E toda essa luta deu frutos e o Hospital Cirurgia vive uma outra realidade. “Lutamos até o dia em que Deus olhou e disse que, agora, era a hora da vitória e,  hoje, a sociedade sabe quem é o Cirurgia, que parece um hospital particular, e isso é bom para toda a sociedade”, comemorou Cícero do Santa Maria.

Relembre o caso

Em 2018, a Justiça acatou pedido do Ministério Público e afastou a então diretoria da unidade de saúde por suposta prática criminosa, que envolvia improbidade administrativa e desvio de finalidade da instituição.