Camilo destaca participação da juventude sergipana na construção de políticas públicas

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/12/2023 13h13, última modificação 20/12/2023 13h13

Foto: Gilton Rosas

A retomada da Conferência Nacional da Juventude na construção de políticas públicas foi um dos destaques da fala, durante o Grande Expediente, do mandato popular de Camilo Daniel (PT).

“A política pública da juventude está voltando a ser feita a partir da conferências ouvindo os jovens e quem tem interesse no tema”. O evento que aconteceu  semana passada em Brasília contou com a participação de jovens de todo o Brasil para ajudar na construção de políticas em diversas áreas: esportes, diversidade, cultura, geração de renda. O vereador Camilo destaca a participação da juventude sergipana não somente no evento, mas também em um dos importantes cargos da Secretaria Nacional da Juventude. “Quero aqui parabenizar nossa companheira Jessy Dayane, Secretária Nacional Adjunta da Juventude. Jessy é sergipana, foi militante do Levante Popular da Juventude, presidente do Diretório Central dos Estudantes, uma companheira que está ajudando na organização dessa conferência. E parabenizo todos os delegados eleitos que irão a Brasília em nome do companheiro Deivison e da companheira Rúbia. Jovens que estão aproveitando o espaço da conferência para contribuir com o Brasil com as políticas de juventude”, afirmou.

Retomada

A retomada do protagonismo dos jovens no poder público vem em um momento político decisivo por conta da situação de violência e desemprego que ainda assola a juventude brasileira. Com uma participação ativa no campo da sociedade em eventos como “Junho de 2013”, o público jovem possui estatuto próprio instituído naquele mesmo ano pela Lei n.º 12.852/2013. Uma forma de estimular cidadania, 4ª Conferência Nacional tem um documento base intitulado: "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver", com 218 proposições. A estudante universitária Rúbia Naate participou da conferência e destacou que "representar Sergipe foi uma experiência marcante em minha vida, pois permitiu que eu levasse os problemas do meu Estado para construirmos juntos soluções práticas". De acordo com a jovem,  "promover mudanças significativas, através da implantação de soluções e melhorias debatidas com os outros estados, é desafiar as injustiças e construir uma sociedade melhor para os que virão", concluiu.