Câmara Municipal de Aracaju divulga 8ª edição do prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda nas escolas do município

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 10/09/2025 16h05, última modificação 10/09/2025 16h06
Podem participar do concurso alunos do Ensino Fundamental (do 2º ao 9º ano) da rede pública de Aracaju
Câmara Municipal de Aracaju divulga 8ª edição do prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda nas escolas do município

Marcelo Lobo

Integrantes do Setor de Promoção Social da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) visitaram escolas da rede municipal de ensino da capital na manhã desta quarta-feira, 10, para divulgar a 8ª edição do prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda. O concurso tem como objetivo incentivar a prática da escrita e da leitura, além de estimular a criatividade, a reflexão e a capacidade de expressão dos estudantes.  

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 03 a 17 de outubro e podem ser realizadas de forma virtual, por meio do endereço eletrônico servicosocial@aracaju.se.leg.br, ou de forma presencial, no Setor de Promoção Social da Câmara Municipal de Aracaju, localizado na Sede da CMA. No dia 04 de novembro será divulgado o resultado definitivo. Já a cerimônia de premiação acontece no dia 02 de dezembro.  

A chefe do setor de promoção social da CMA, Patrícia Matos, destacou as novidades desta 8ª edição do prêmio. “Esse concurso é uma parceria entre a Câmara Municipal de Aracaju e as escolas da rede municipal, e nele oportunizamos às crianças a possibilidade de desenvolver a escrita, de expressar seus sentimentos através da poesia. No ano passado, duplicamos o número de inscritos e, nesta oitava edição, esperamos que o concurso cresça ainda mais. Este ano temos novidades, sempre buscamos melhorar. Vamos ter duas categorias, Fundamental I e II, para que não exista uma desigualdade entre os alunos. Quando começamos o concurso, eram apenas três premiados; nesse ano serão dez, e vamos premiar também o professor orientador que tiver mais alunos classificados entre os dez primeiros”.  

Outra novidade da edição de 2025 é a inclusão de um notebook para o orientador que tiver orientado o maior número de alunos vencedores. A coordenadora pedagógica da escola municipal Otília de Araújo Macedo, Adriana Chagas, explicou como o concurso colabora com o processo educacional da unidade de ensino. “A expectativa é muito boa, muito positivo, é algo importante para os alunos, estimula a leitura e a escrita. Esse concurso veio para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos. Ano passado, tivemos 3 alunos no top 10; fomos a escola com maior quantitativo de alunos finalistas, então, este ano, nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos, desta vez, alcançarmos a primeira colocação”. 

Expectativas dos estudantes  

Yasmin Victoria, de apenas 10 anos, é aluna da escola Ministro Geraldo Barreto Sobral. A pequena contou sobre o sentimento de participar do concurso. “Eu me sinto muito orgulhosa de mim mesma. Sinto que estou dando muito orgulho para minha mãe, para minha família. Gosto de escrever poesias e músicas.” Já Isadora Sofia, aluna da rede municipal, disse que espera conquistar o lugar mais alto do pódio. “Eu quero ficar em primeiro lugar, vou tentar; se eu não conseguir, é normal. O importante é tentar”. 

Novidades  

Na 7ª edição, realizada em 2024, dez alunos foram premiados. Entre os prêmios, destacou-se uma Smart TV para a escola que tivesse mais alunos entre os vencedores.  

Segundo Patrícia, nesta 8ª edição, o número de vencedores foi mantido, mas a quantidade de prêmios aumentou. “Os vencedores serão divididos em duas categorias — Fundamental I (2º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano) —, evitando que alunos de níveis distintos concorram entre si, o que torna a competição mais justa”, explicou. 

Vencedores  

Os vencedores serão os autores das cinco melhores poesias de cada categoria. 

  • 1º lugar: notebook 
  • 2º e 3º lugares: tablet 
  • 4º e 5º lugares: placa de premiação personalizada