Plenário Municipal retoma trabalhos legislativos com pronunciamento do prefeito

por Fernanda Sales — publicado 19/02/2019 11h44, última modificação 19/02/2019 11h44
Plenário Municipal retoma trabalhos legislativos com pronunciamento do prefeito

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) retomou seus trabalhos legislativos de 2019 após o período de recesso. A primeira Sessão Ordinária do ano foi realizada no Plenário da Casa e contou com o pronunciamento do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que realizou a abertura oficial falando aos vereadores sobre as expectativas para este ano e agradecendo a cooperação no ano anterior.

Durante seu discurso na Tribuna, o prefeito Edvaldo Nogueira frisou a importância das discussões na Câmara em benefício dos cidadãos aracajuanos e fez um balanço dos seus dois anos de mandato. “Nesses dois anos de gestão, a parceria com os vereadores foi fundamental para que pudéssemos trabalhar em benefício da população. O quadro de problemas que encontrei na prefeitura em 2017 era tão desolador que as nossas expectativas jamais chegaram perto do que já realizamos até hoje. Mais de dois anos depois, Aracaju nada lembra aquela cidade abandonada, com lixos nas ruas, postos de saúde fechados, ruas e avenidas esburacadas, servidores com salários atrasados. Trabalhamos muito, enfrentamos as dificuldades e hoje tenho orgulho de dizer que em 25 meses de gestão ter conseguido honrar com o pagamento em dia do salário dos servidores e investir em diversas obras públicas, como o programa de recapeamento asfáltico e de tapa-buracos. Foram mais de 68 mil toneladas de asfalto e a limpeza da cidade voltou a ser modelo para outras capitais”, destacou.

O prefeito também citou algumas ações da prefeitura que estão melhorando a vida dos aracajuanos. “Daqueles 540 milhões que encontramos em dívida da prefeitura, já pagamos 440 milhões. Isso só foi possível porque essa gestão trabalha com organização e enxugando a máquina pública. Também diminuímos o número de assalto a ônibus em Aracaju com o aumento das rondas da guarda municipal. Nosso projeto de mobilidade urbana já está acontecendo com a recuperação dos corredores de Aracaju e a semaforização inteligente. Ainda teremos a reforma dos terminais do Dia e da Atalaia e a construção de um novo terminal”, enfatizou.

“Espero sempre contar com a maioria dos vereadores. Sabemos que 2019 não será um ano fácil, pois a crise ainda existe em todo o país. As diferenças partidárias devem ficar restritas ao período eleitoral, passado esse momento, a preocupação de todos deve ser com a cidade e com os aracajuanos. Quero desejar a todos um ótimo ano de trabalhos legislativos e dar as boas vindas aos novos vereadores Zé Valter e Cabo Didi, que assumem as vagas deixadas pelos parlamentares Iran Barbosa e Kitty Lima”, finalizou Edvaldo.

O presidente da CMA, Nitinho, destacou os principais projetos da Casa Legislativa para este ano. “Temos como prioridade a aprovação do novo organograma logo no início dos trabalhos, pois pretendemos lançar o edital do concurso ainda neste primeiro semestre de 2019. O segundo ponto é o Regimento Interno, que já foi aprovado em primeira discussão e agora no início vamos dar continuidade para que seja aprovado em definitivo. Outro projeto que queremos focar este ano é o Plano Diretor, que estamos aguardando o prefeito enviar este projeto para que a gente comece as sessões itinerantes e depois colocar em pauta no parlamento municipal”, afirmou o presidente.