Câmara de Aracaju celebra 171 anos com abraço simbólico e participação de servidores e vereadores
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) celebrou, nesta segunda-feira (30), seus 171 anos de história com uma programação especial que incluiu a posse de novos servidores e um abraço simbólico na sede administrativa da Casa. A iniciativa reuniu parlamentares e servidores em um momento de valorização da trajetória do Legislativo e de reafirmação do compromisso com a população aracajuana.
O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), destacou a trajetória histórica da instituição e os avanços conquistados ao longo dos anos, reforçando o compromisso com a sociedade. “A história de luta, com muito compromisso com o povo de Aracaju, foi construída ao longo desses 171 anos. A Câmara de Vereadores, que já teve uma estrutura muito aquém das suas reais necessidades, hoje está no Palácio Graccho Cardoso e segue evoluindo. A gente espera avançar ainda mais, principalmente na maturidade política e no compromisso com a sociedade, sem recuar um milímetro. O nosso primeiro compromisso deve ser sempre com o povo de Aracaju. Estamos avançando, cada vez mais altivos, e é isso que eu desejo para os próximos anos desta instituição. Nós, agentes políticos, estamos de passagem. Os servidores é que permanecem para contar essa história, e eu espero que ela tenha sempre um final feliz", pontuou o presidente.
Ricardo também reforçou a importância do posicionamento firme dos parlamentares e do papel da Casa como espaço de debate e representação popular. “São avanços em todas as áreas, tanto do ponto de vista político quanto na infraestrutura, no concurso e na instituição como um todo. Mas precisamos, cada vez mais, ter firmeza nos nossos posicionamentos e não ter receio de debater ou enfrentar qualquer polêmica, qualquer ponto que precise ser discutido, ainda que desagrade aos poderosos. Aqui é, verdadeiramente, a casa do povo de Aracaju, a caixa de ressonância da sociedade. E precisamos fazer isso valer sempre", salientou Ricardo.
O vereador Isac Silveira (União Brasil) ressaltou o caráter democrático e representativo do Legislativo municipal, destacando a diversidade presente na composição da Casa. “A Câmara é a mais antiga instituição que nós temos em Sergipe. Ela é um farol da democracia, um farol da representação popular. A Câmara de Vereadores reúne diferentes segmentos da sociedade: tem palhaço, policial, professor, professora. Ou seja, há uma representação social ampla e diversa. Então, a todos nós, cidadãos e cidadãs aracajuanas, os nossos parabéns pela existência da maior representação da democracia do país, que é a nossa Câmara", enfatizou Isac.
Já o vereador Sargento Byron (MDB) enfatizou a relevância histórica da instituição e a necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre o trabalho desenvolvido pelo parlamento. “Neste momento, a gente vê a importância de uma instituição que é quase bicentenária. Logo após o surgimento da capital de Aracaju, surgiu também a Câmara de Vereadores. É importante que a população entenda, cada vez mais, o trabalho realizado tanto pela Câmara Municipal de Aracaju quanto pelos seus vereadores, que são os representantes do povo aracajuano. Então, a gente celebra o Legislativo municipal, a sua competência e a sua atuação em prol do desenvolvimento social do nosso povo", destacou Byron.