Cabo Didi subscreve projeto para realização de exame Cariótipo à população aracajuana
Na manhã de hoje(14), na Câmara Municipal de Aracaju(CMA), o vereador Cabo Didi (sem partido), subscreveu o projeto 178/2018 de autoria do vereador Fábio Meireles (PPS), que dispõe da obrigatoriedade da realização de exame de Cariótipo e Ecocardiograma em recém-nascidos com sinais indicativos de Síndrome Down.
O exame de Cariótipo, tem como objetivo a identificação e análise dos cromossomos e suas regiões. O teste é realizado a partir de uma cultura de células que possibilita a obtenção de metáfases (células em divisão) e posterior coloração dos cromossomos com bandamento. Através das bandas cromossômicas, é possível a identificação de aberrações cromossômicas numéricas e/ou estruturais, equilibradas ou desequilibradas, totais ou parciais.
O Cariótipo é recomendado para casais que procuram aconselhamento genético e identifica apenas alterações cromossômicas, que nem sempre são tão evidentes como a Síndrome de Down, por exemplo, que apresenta indícios claros. "Parabenizo o projeto do vereador Fábio, que subscreve a importância do exame para a população mais carente do nosso município", frisou o vereador Cabo Didi.