Cabo Amintas constata condições precárias no atendimento à saúde dos moradores do Bairro América

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/08/2019 08h40, última modificação 06/08/2019 08h40
Cabo Amintas constata condições precárias no atendimento à saúde dos moradores do Bairro América

Foto: Assessoria do parlamentar

“Hoje estamos no Bairro América, já sabemos de algumas demandas que são necessárias aqui no bairro e viemos cobrar. Já visitamos o Posto de Saúde e fizemos cobranças para melhorar o horário de atendimento que acontece a partir das 10h. Falamos com a diretora do posto que nos garantiu uma mudança, mas até agora nada, então prepare-se para mais uma de nossas visitas”, ressaltou o vereador Cabo Amintas.

Durante o programa, o parlamentar conversou com o morador de apelido Jajá, que se mostra preocupado com a saúde local. “Estou com sintomas da dengue, assim como muita gente aqui do bairro. Tem um depósito do Gbarbosa fechado há anos e um Posto de Saúde que não atende. Há 3 anos moro nessa rua e a agente de saúde nunca foi em minha casa, questionei a diretora do posto e ela me disse que no outro dia ia mandar alguém, até hoje espero. E a farmácia está sempre fechada”, revoltado o morador mostrava uma carteirinha de visitas registradas dos agentes de saúde e um vídeo onde mostra a farmácia fechada em dias diferentes.

O vereador também visitou a mesma farmácia, dias antes, juntamente com o morador. “Lembro que as duas moças que estavam na farmácia naquele dia afirmaram que só estava fechada para porque haviam chegado remédios que ainda seriam organizados. Se até hoje a farmácia não abriu, quero ver quando vão distribuir os remédios que a população precisa”, afirmou Cabo Amintas.

O morador contou, também, que enviou mensagem para assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira e mostrou a resposta dele, dando conta de que os funcionários não foram retirados, mas, estão saindo e outros médicos não têm interesse em assumir os postos de trabalho. Afirmou ainda que a prefeitura não tem obrigação de manter pediatras nas unidades, mas é do interesse da gestão oferecer a especialidade. E que por enquanto, o médico clínico pode atender as crianças.

Além dos médicos pediatras, os moradores clamaram por atendimento e a realização de diversos exames, muitos deles aguardam há mais de um ano para fazer os exames.

Outro morador, Augustino, falou sobre o surto de dengue que atormenta o bairro. “O carro do ‘fumacê’ não passa por aqui com frequência. Há tempos passou apenas uma vez, antigamente passava 3 vezes e matava os mosquitos”, comentou o morador. Amintas ressaltou que, se for do interesse do órgão responsável, utilizando o carro de pulverização de inseticida acabaria com os surtos da doença.

Além disso, os moradores pediram ajuda para chamar os responsáveis pela limpeza de casas abandonadas, ou até mesmo os donos, uma casa inclusive com piscina, o que propicia o desenvolvimento dos mosquitos da dengue.

Mais uma vez os moradores reclamaram da falta de atendimento no posto de saúde, alguns não são atendidos porque sua antiga agente faleceu há 3 anos e ainda não foi designado outro funcionário para o atendimento. “Vou fiscalizar e perguntar se a responsável pelo posto e as agentes de saúde estão frequentando e trabalhando. Vou pedir ajuda aos vereadores, Seu Marcos que é agente de saúde e do vereador Bigode para descobrir se essas pessoas estão trabalhando. Vocês não vão cobrir ‘fantasmas’, eu sei disso!”, declarou Cabo Amintas.

Por fim, os moradores afirmaram que as propagandas que a Prefeitura faz sobre a Saúde são enganosas. Amintas declarou seu apoio aos moradores. “Pode contar com nosso apoio, tenha certeza de que vamos voltar aqui durante esta semana para verificar a situação do posto”, assegurou o parlamentar.