Byron homenageia projetos sociais de militares e cobra garantia dos direitos dos profissionais da segurança

por Pábulo Henrique, Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 01/07/2021 13h15, última modificação 01/07/2021 13h22

Foto: Assessoria de Imprensa

Na Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju desta quinta-feira, 1º de julho, o vereador Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto Estrelas do Mar, que no último dia 26 completou 10 anos de fundação, aproveitou o momento de celebração para enaltecer as iniciativas de cunho social de policiais militares de Sergipe, que tem feito a diferença nas vidas de cidadãos aracajuanos.

O parlamentar apresentou exemplos de projetos sociais realizados na capital sergipana por agentes da PM/SE. Um dos projetos apresentados, através de exibição de reportagem veiculada no programa da Rede Globo, “Como Será?”, foi o “A escola vai ao batalhão de choque”, fundado pelo sargento Élvio Marcelo, que promove uma série de atividades esportivas, além de ações pedagógicas.

“Hoje, quero também parabenizar esses profissionais dedicados que, além de se dedicarem no exercício das suas funções prevenindo situações de risco à sociedade e salvando vidas, ainda destinam parte do seu tempo promovendo ações sociais destinadas às pessoas que mais precisam. São muitos os exemplos em Aracaju. É muito fácil apontar o dedo e mostrar as fragilidades dos agentes, mas pouco se fala dessas ações e atitudes que precisam ser enaltecidas constantemente”, pontuou Byron.

Outros projetos destacados por Byron foram: “Fumaça Zero”, do ex-vereador cabo Didi; “Amiguinhos da Polícia Militar”, do tenente da PM Sandro Oliveira, “Projeto Golfinho”, do Corpo de Bombeiros de Sergipe; “Anjos Azuis", da Guarda Municipal de Aracaju e “Projeto Sociocultural Mangaliza – Capoeira Faz Bem ao Idoso”, de José Roberto de Santana ou Mestre Mangaliza, capoeirista e sargento da PM/SE.

Adicional de periculosidade

Na ocasião, o parlamentar voltou a chamar a atenção do poder público para a necessidade da garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição e demais leis vigentes aos profissionais da segurança pública, sendo um desses direitos o adicional de periculosidade, defendido por Byron em outras sessões da Câmara, mas que até hoje não foi garantido aos policiais militares, civis e aos bombeiros militares. “É constitucional. Não estamos querendo avançar em direitos. Queremos apenas que seja assegurado aos profissionais aquilo que é estabelecido pelas leis devido às condições de trabalho desses agentes. O poder público precisa ter sensibilidade e enxergar o quanto é importante essa garantia de direitos”, destacou.

Vale alimentação digno

Outro ponto abordado na pauta, foi referente ao baixo valor pago do vale-alimentação da Guarda Municipal de Aracaju, hoje em R$8 por refeição. Segundo Byron, durante reunião com representantes da Guarda foi apresentada essa demanda que, avalia o vereador, necessita ser ajustada. “Atualmente, o valor pago não consegue assegurar uma alimentação digna aos profissionais. A gestão precisa fazer um diagnóstico e analisar como podem ajustar esse valor conforme o atual cenário econômico do país. Um vale-alimentação não pode ficar estático por muito tempo, pois deve acompanhar as mudanças do cenário econômico do país, da região. Como esses profissionais vão se alimentar bem com tudo tão caro? É algo que precisamos refletir e ter o bom senso”.