Buscando evitar os casos de alagamento, Binho solicita implantação de bueiros inteligentes em Aracaju

por Nélio Miguel, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2022 11h18, última modificação 23/03/2022 11h18

Frequentemente vemos e ouvimos casos de alagamento na cidade de Aracaju, em sua maioria, causados pelo acúmulo de lixo em escoadouros das vias públicas.

Pensando em sanar o problema, o vereador Binho (PMN) solicitou junto a mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju, através da Indicação 717 / 2022, que seja sugerido a Prefeitura a implantação de bueiros inteligentes, que servem como filtro nos escoadouros, em locais onde é maior a incidência de alagamento.

Os bueiros inteligentes consistem em uma caixa vazada removível com alças laterais de metal e é produzida sob medida para cada bueiro, facilitando a limpeza e manutenção e, principalmente, evitando alagamentos. Possuindo ainda um sistema de alarmes, que soa quando o cesto já está cheio.

O bueiro inteligente proporciona um enorme custo benefício em relação aos usados atualmente, prevenindo o entupimento, favorecendo o escoamento da água e evitando a passagem de resíduos e de animais portadores de doenças. Além dos benefícios econômicos, com redução, a longo prazo, de até 70% do custo operacional de limpeza, além de mais agilidade nos serviços.

Aracaju é a 3ª capital do Nordeste e a 16ª no ranking de cidades inteligentes. Desde o início de sua gestão, em 2017, o prefeito Edvaldo vem investindo para tornar Aracaju cada vez mais uma cidade melhor.

“Aracaju é uma cidade que vem se desenvolvendo no que diz respeito ao uso de tecnologias, melhorando a qualidade de vida do povo aracajuano e solucionando problemas, seja na área da saúde, educação, segurança pública, meios de transporte e muito mais. E utilizar o bueiro inteligente é uma forma tecnológica para solucionar um problema recorrente na capital”, ressaltou Binho.