Breno Garibalde: “Não existe política pública para pessoas em situação de rua em Aracaju”

por Camila Ramos - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/04/2024 11h49, última modificação 17/04/2024 11h49

Foto: Gilton Rosas

O vereador Breno Garibalde aproveitou sua fala na Tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (17), para tratar sobre a situação degradante em que se encontra o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop.
“Primeiro que eu cheguei lá às 8h e a porta estava fechada, com as pessoas tendo que entrar pelos fundos. Constatei banheiros sem portas, fiações expostas e pessoas se alimentando sentadas no chão. E detalhe: o Centro foi reformado há três meses”, declara Breno.
O parlamentar também falou sobre a situação dos funcionários, que estão sobrecarregados e não recebem capacitação para lidar com o público que tem diversas peculiaridades. “Como eles vão acolher se não estão sendo acolhidos? Como vão ofertar um trabalho digno, sem estrutura adequada? Eu saí muito triste dali. O Centro é para ser um local de acolhimento para pessoas que já estão em situações muito difíceis, é pra ter suporte psicológico e estrutura digna”, pontua.
Durante seu pronunciamento, o vereador também cobrou integração entre os diversos setores da Assistência Social e demais pastas. “Faço um apelo para a Secretaria para que reveja a situação do local e possa dar dignidade de fato a essas pessoas. Mas o debate tem que ir além disso, a questão é muito mais profunda e precisamos de políticas públicas efetivas para as pessoas em situação de rua. O CRAS, a Secretaria de Saúde e a Fundat também precisam se integrar com o Centro Pop, não basta só dar uma marmita e um pedaço de sabão”, finaliza o vereador pedindo soluções urgentes.