Breno Garibalde: “Moradores das áreas de morros precisam de atenção do poder público”

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/05/2024 12h42, última modificação 15/05/2024 12h42
Breno Garibalde: “Moradores das áreas de morros precisam de atenção do poder público”

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 10, o vereador Breno Garibalde ocupou a Tribuna da Câmara de Aracaju para falar sobre os constantes deslizamentos de terra registrados em áreas de morros e encostas na capital sergipana.
“Em sua maioria, a área territorial de Aracaju é plana, mas existem muitas áreas de morro, onde frequentemente estão acontecendo deslizamentos de terra e colocando em risco a vida da população que reside nessas regiões. Essas pessoas precisam de mais atenção do poder público!”, declara o vereador.
Em visita ao bairro Olaria, o parlamentar constatou que existem casas sob risco de desabamento por estarem situadas em área de morro. “Quando chove, essa água vai até metade da altura das casas, e as pessoas estão correndo risco. É necessário tomar providências urgentes. E não é só no Olaria que isso acontece. Há registros de ocorrência dessa natureza em bairros como o Santa Maria, Soledade, Industrial, na região do Morro do Urubu e por aí vai. Ou seja, vários locais onde a população vive em risco constante”, acrescenta. 
Breno ressalta ainda que as construções irregulares ainda são uma realidade na capital e,  por isso, é necessário que o poder público tenha um olhar mais atento às comunidades que vivem na beira dos morros e encostas.
“Em Recife, por exemplo, está sendo utilizada uma ferramenta chamada ‘geomanta’. É um sistema no qual  uma manta é implantada no morro que impede o deslizamento e que está dando certo lá, tenho certeza que pode dar certo aqui também. Existe solução sendo feita, a gente precisa pegar os bons exemplos Brasil a fora e trazer para a nossa realidade”, disse o vereador.