Bittencourt participa de Mostra Cinema e Direitos Humanos

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2017 10h20, última modificação 23/11/2017 14h19
Bittencourt participa de Mostra Cinema e Direitos Humanos

China Tom

A edição aracajuana da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começou na noite desta terça-feira, 16, no Museu da Gente Sergipana. Autoridades locais, professores, estudantes, militantes de movimentos sociais e entusiastas da sétima arte estiveram reunidos para fortalecer o exercício da solidariedade e o respeito às diversidades através da linguagem cinematográfica. O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), prestigiou a solenidade representando o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho.

“Por mais um ano, esse circuito vem para ampliar o debate sobre os direitos humanos, em todas suas vertentes. A Mostra trata de temáticas diversas no que diz respeito à tolerância, diversidade e o respeito ao outro. A participação da CMA é fundamental. A causa é importante e sempre estive presente nesse universo dos direitos humanos. Reafirmo a justeza da importância e a seriedade de tratar de um tema tão fundamental para essa sociedade”, comentou Bittencourt, que já foi secretário de Estado de Direitos Humanos.

A Mostra é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), realizada simultaneamente nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. Na abertura da Mostra na capital sergipana contou com a exibição de dois curtas: ‘Depois que te vi’ (de Vinícius Saramago. Temática: Direito das pessoas com deficiência) e ‘De que lado me olhas’ (de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi. Temática: Diversidade sexual / Cidadania LGBT).

O público presente aprovou. “Sou cinéfila e apoio bastante a temática dos direitos humanos. Não tenho dúvidas que, a cada filme, será uma grande emoção. Nesse primeiro dia, fiquei encantada com o material apresentado e com a boa energia. Falar de direitos humanos é falar de respeito ao próximo”, destacou a estudante Juliane Castro.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos da SEED, Josevanda Franco, é preciso sempre que a sociedade compreenda a importância desse tema. “Precisamos a cada momento em nossas atividades diárias, reafirmar a necessidade de respeitar o direito do outro e respeitar que os direitos não são individualizados. Eles não podem ser vistos com um único olhar: precisam ser estar dentro de uma perspectiva ampliada. Praticar direitos humanos é ver o mundo dentro do olhar do outro. Quando avançamos nisso, podemos dizer que tratamos de direitos humanos e teremos um mundo melhor e mais respeitoso. O que nos enriquece são as nossas diferenças”, pontuou.

Para Graziele Vieira, coordenadora de projetos do NTB Orlando Vieira, “a Mostra traz temas que precisam sempre ser debatidos. É um prazer fazer parte. Debatendo sempre direitos humanos, formaremos cidadãos com princípios éticos e mais comprometidos com um mundo melhor”.

O deputado Estadual Adelson Barreto Filho (PSL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), também prestigiou o evento. “Queremos ser instrumento de diálogo com a sociedade e contribuir pra que o tema Direitos Humanos tenha sempre um grande equilíbrio social”.

Programação

De acordo com Tatiane Maciel, produtora nacional da Mostra e representante do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), até o dia 26 de maio, serão 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras (com exibições gratuitas): Panorama, Temática (que abordará questões de gênero) e Homenagem (com foco na obra da cineasta Laís Bodansky). A grande novidade para a edição 2017 é a ‘Mostrinha’: serão exibidos 8 curtas-metragens voltados para o público infanto-juvenil. “Sempre acreditamos que o cinema também é uma ferramenta de educação. Quando tratamos de direitos humanos. A mostra é fundamental para todos nós”, afirma Tatiane.

A programação no Museu da Gente Sergipana vai até o dia 21 de maio. De 24 a 26 de maio, as exibições acontecerão na Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia. No site da Mostra (mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br) e na Fanpage é possível acompanhar detalhes de cada filme, quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.

A produção da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Aracaju é produtor cultural e professor universitário Mário Eugênio Lima. “Uma das grandes inovações da Mostra é a ampliação de espaços para debates. Agradecemos aos grandes parceiros que fazem o evento acontecer. A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos. Não temos dúvidas que serão dias de profundo conhecimento que contribuirá significativamente para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades”, afirmou o produtor cultural.