Bancada da Rede protocola PL sobre a coleta seletiva do lixo na capital

por Felipe Máceio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/03/2017 16h50, última modificação 10/11/2017 17h17
Bancada da Rede protocola PL sobre a coleta seletiva do lixo na capital

Assessoria do parlamentar

O meio ambiente é uma das principais bandeiras defendidas pelo partido Rede, e diante dos problemas recentes quanto ao impasse sobre a coleta de lixo em Aracaju, a bancada do partido na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) protocolou nesta quarta-feira, 08, um projeto de lei que dispõe sobre a operação de cooperativas de catadores de resíduos recicláveis no sistema de limpeza pública da capital.

O texto, de autoria do vereador Américo de Deus, e subscrito pela vereadora Kitty Lima, exige que a coleta seletiva, triagem e beneficiamento do material reciclável sejam realizados exclusivamente por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis previamente selecionados por meio de chamada pública.

“A gente está acompanhando essa problemática do lixo aqui em Aracaju e este é o momento certo para mostrar à população aracajuana, e para todo o Brasil, a importância de reciclar e também de adotar a coleta seletiva do lixo. Nada mais justo do que eu me unir ao vereador e amigo Américo de Deus nessa causa porque os nossos princípios são bem semelhantes, assim como o fundamento que rege o nosso partido”, explica Kitty Lima.

“A coleta seletiva não é algo que está muito distante da nossa realidade, com atitudes simples no nosso dia a dia a gente pode promover a mudança e instalar uma cultura de preservação do meio ambiente em nossa sociedade, beneficiando ainda aqueles que vivem da coleta desses resíduos”, frisa a vereadora.

De acordo com o vereador Américo de Deus, além de contribuir com o meio ambiente, o projeto irá transformar a vida daqueles que trabalham diretamente com a coleta seletiva de resíduos uma vez que ela promove geração de empregos aos recicladores das cooperativas.

“Esse projeto traduz a necessidade de nos preocuparmos como a nossa existência. A coleta de lixo hoje, não só em Aracaju, mas em todo o mundo, é uma questão que precisa ser observada com muita atenção porque ela afeta diretamente o meio ambiente e as nossas vidas. Além disso, esse projeto, caso venha a ser aprovado, irá beneficiar principalmente aquele trabalhador que atua na coleta e reciclagem dos resíduos sólidos, já que ele além de contribuir com o meio ambiente, retira seu sustento do próprio lixo”, pontua o vereador.

Para o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e membro da Cooperativa dos Agentes de Reciclagem de Aracaju (CARE), Adriano dos Santos, o projeto de lei é um marco histórico para a categoria que, segundo ele, vem lutando ao longo dos anos para implantar a coleta seletiva do lixo na capital sergipana.

“A gente vê agora o início da concretização de um sonho que aguardamos há tanto tempo para beneficiar a nossa capital. Essa é a continuidade de um processo para a eficácia da lei da coleta seletiva com a inserção dos catadores de materiais recicláveis. Nós só temos a agradecer aos vereadores Américo de Deus e Kitty Lima por abraçarem a nossa causa e por serem o eco da nossa voz”, desabafa Adriano.