Audiência Pública marca abertura do Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju, instituído por lei de Ângela Melo

por Paulo Victor de Melo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/09/2021 11h39, última modificação 13/09/2021 11h39

Foto: Assessoria do parlamentar

“Esperançar como ato de amor e resistência: a importância de Paulo Freire hoje”. Este é o tema da Audiência Pública que será realizada pela Câmara Municipal de Aracaju no próximo dia 17 de setembro, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelos canais da CMA na televisão e no youtube.

A atividade marca a abertura do Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju, instituído através da lei 5.383/2021, de autoria da vereadora Professora Ângela Melo (PT), aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeitura.

Visando discutir as contribuições de Paulo Freire para a realidade nacional e global destes tempos, a Audiência terá três palestrantes que pesquisam a obra freireana: Elza Ferreira Santos, Evanilson Tavares de França e Wanderley Geraldi.

Elza é docente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (PROFEPT/IFS) e coordenadora do grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica do IFS/CNPq.

Evanilson é professor da rede pública estadual de Sergipe e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE/UFS)

Wanderley é escritor, professor titular aposentado da UNICAMP, colaborador visitante da Universidade do Porto e um dos autores do livro “Diálogos através de Paulo Freire”.

Ano Educacional Paulo Freire

O Ano Educacional Paulo Freire – que vai até setembro do próximo ano – é uma homenagem à vida e obra do educador pernambucano que é, por lei, patrono da educação sergipana e brasileira.

Para Ângela Melo, que é uma educadora freireana, a Lei é uma justa homenagem à contribuição de Paulo Freire. “A lei é fundamental para afirmarmos a importância de uma educação libertadora, de caráter transformador, que seja praticada de forma dialética, que busque superar todas as formas de desigualdade e preconceito. Essa era a educação defendida por Paulo Freire, essa é a educação que defendo”, ressaltou.

Pela lei, a Câmara Municipal de Aracaju, deve realizar debates sobre o tema, exibir na TV Câmara documentários e entrevistas sobre Paulo Freire e produzir matérias jornalísticas sobre práticas pedagógicas referenciadas na pedagogia de Paulo Freire nas escolas públicas de Aracaju.

À Prefeitura de Aracaju caberá, de acordo com a Lei 5.383, realizar pesquisas sobre toda a produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa de Paulo Freire; estimular experiências pedagógicas, entre os educadores aracajuanos, que tenham como referência a pedagogia de Paulo Freire; incentivar a produção de vídeos, documentários, publicações gráficas e editoriais voltadas para a vida e a obra de Paulo Freire, dentre outras.