Após inúmeras cobranças de Américo a PMA fará a administração da Orla Porto Dantas

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/06/2020 10h34, última modificação 01/06/2020 10h34

Foto: César de Oliveira

Dentre tantas indicações e ofícios que foram encaminhados pelo vereador Américo de Deus (PSD) para beneficiar a Orla do Porto Dantas, alguns tratavam da necessidade de capinagem e manutenção, uma preocupação do parlamentar visto que em poucos dias de inaugurada já era possível ver seu abandono. Por isso, Américo ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar ações públicas e em um dos seus discursos, exibiu vídeo da inauguração da obra, em março de 2018, com a promessa de ser o novo cartão postal do bairro, para proporcionar lazer, entretenimento e diversão aos jovens. “A obra seria para melhorar o desenvolvimento social da comunidade e virar um ponto turístico em Aracaju. Mas depois da inauguração, ficou abandonada e nenhum órgão apareceu para fazer a manutenção e o local ficou depredado por vândalos e abandonado pelo poder público”, frisou Américo.

Após diversas cobranças de Américo, a Prefeitura assumiu a administração da Orla do Porto Dantas. Para que isso fosse possível ocorreram diversas audiências no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE) por solicitação do parlamentar. “Estive na Emsurb para falar com o presidente, Luiz Roberto, sobre a situação em que se encontrava o local, sendo possível observar o não recolhimento do lixo e também não estava sendo realizada a manutenção da vegetação, que é o cartão postal daquela localidade. Após sua inauguração, ficou um impasse para saber quem administraria a Orla. Fiz várias cobranças na Tribuna da Câmara Municipal, além de ir a diversos órgãos municipais e estaduais, na busca de identificar o responsável pelo local, por fim, protocolei uma ação no MP para definir quem seria o responsável pela administração. Após essa luta, a Prefeitura de Aracaju se manifestou como responsável. Foi um ganho para a comunidade, além da satisfação em saber que nosso trabalho não foi em vão”, disse Américo.

Além da luta pela manutenção, o vereador Américo de Deus esteve reunido com o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, para solicitar a realização de rondas preventivas e ostensivas em toda a área com o objetivo de garantir a segurança do cidadão que utiliza o espaço e a integridade do patrimônio público. O parlamentar também solicitou a implantação de uma unidade permanente da Guarda Municipal no local e sugeriu que fosse utilizado como base, um dos quiosques que estavam abandonados.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também foi acionada para realizar a imediata irrigação das áreas verdes da Nova Orla, as quais incluem o gramado do campo de futebol e todo o paisagismo que circunda o complexo, que estava morrendo por falta de irrigação e de manutenção. Sobre o espaço de lazer, Américo agradeceu o empenho do Sr. Valter Santos, integrante e representante da Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas, para solicitar posicionamento em relação a responsabilidade pela manutenção da estrutura da Nova Orla.

De acordo com o representante da Liga, a Orla do bairro Porto Dantas foi um presente para a população daquela comunidade, no entanto, durante a inauguração observou-se que havia muito a concluir. “A obra foi entregue inacabada, após a inauguração uma empresa ficou realizando serviços por mais dois meses, sem que a população tivesse acesso a todos os componentes da área de lazer, e pior, posteriormente esta empresa encerrou suas atividades, deixando a obra inacabada. Constituímos a Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas para que a própria comunidade pudesse fazer a manutenção do campo de futebol, já que o Poder Público não estava fazendo, nosso objetivo era que nos fosse concedida à cessão administrativa do campo”. Explicou Valter.

Américo ressaltou que toda luta para cobrar a responsabilidade da administração da Nova Orla Porto Dantas não caminhou sozinha, mas junto à comunidade, a qual ele agradeceu o carinho. “Eu tenho um grande respeito pelo Bairro Porto Dantas, por ser parte de minha história. Por isso, não tive dúvidas que colocaria este mandato para lutar por ele. Após fazer tantas cobranças para saber quem administraria a Orla recebi uma noticia que muito me alegrou em que a prefeitura administraria de forma definitiva. Agradeço a todas a pessoas da comunidade que de alguma forma contribuíram para o sucesso do nosso trabalho, em especial ao Valter e Edimilson”, comemorou o parlamentar.