Anderson de Tuca repudia PEC 206/2019 e apela pela não aprovação na Câmara Federal

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamenytar — publicado 27/05/2022 10h33, última modificação 27/05/2022 10h33

Foto: Agência Câmara

Na manhã desta quarta-feira (25), o vereador Anderson de Tuca (PDT) repudiou a PEC 206/2019, que consiste em fazer cobranças de mensalidade nas Universidades Públicas, de autoria do Deputado Federal General Peternelli (União-SP). A PEC segue em primeira tramitação na Câmara Federal, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, após ter sido retirada da pauta na última terça-feira (24).

"Para mim, essa PEC é um absurdo, eles querem cobrar mensalidade nas Universidades Federais em decorrência ao padrão financeiro. Não já existem as costas aí? Que direciona para negros, escola pública? E agora querem cobrar também para quem conseguiu, com muita dificuldade, passar no vestibular em uma Universidade Federal. A gente faz um apelo a nossa bancada, para que não vote a favor dessa aberração jurídica", disse o vereador em sessão.

Anderson ainda afirma que passamos por um momento difícil, a exemplo da pandemia, e que a população ainda está em recuperação, evidenciando que não há justiça com essa PEC. Ele afirmou que a Universidade é para todos e está contido na Constituição o direito ao estudo, “já diz o nome, se a Universidade é pública, é para todos, ricos, pobres”, concluiu.

Entenda a proposta: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2231221