Anderson de Tuca convida torcida do Confiança para doar sangue

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/11/2019 09h19, última modificação 13/11/2019 09h19
Anderson de Tuca convida torcida do Confiança para doar sangue

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) convidou a torcida do Confiança para doar sangue no dia 25 de novembro, em sua fala no pequeno expediente da 94ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 12. O parlamentar está promovendo, pela segunda vez no ano, a “Corrente dos Amigos de Tuca”, campanha com o objetivo de incentivar a doação de sangue em Aracaju.

“No dia 10 de maio, realizamos a primeira Corrente dos Amigos de Tuca, e estou chamando a atenção dos amigos que no próximo dia 25 de novembro, iremos realizar a nossa segunda campanha de doação de sangue. Um simples gesto de solidariedade, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação, que pode salvar vidas”, comenta no Pequeno Expediente.

Para a corrente ganhar ainda mais força, o parlamentar buscou apoio do seu time do coração, Confiança, através do presidente Hyago França, e aproveitou para convidar a torcida azulina para se unir nesse ato de solidariedade. “Faço um convite especial aos torcedores do Confiança, nossa nação azulina, que possam fazer parte desse time junto com a gente, um time cujo objetivo é salvar vidas. Vamos comigo, doar sangue, no dia 25 de novembro, no Hemose, a partir das 8 da manhã”, convida.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE:

- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade;
- Pesar acima de 50kg;
- Apresentar documento oficial original com foto (carteira de identidade, de trabalho ou de motorista);
- Menor de idade, deve apresentar o Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento pode ser retirado no site: www.hemose.se.gov.br (autorização menor de idade).

PREPARAÇÃO PARA O DIA DA DOAÇÃO:
- Dormir bem, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes a doação;
- Evitar cigarro duas horas antes da doação.

Impedimentos temporários, que o cidadão deve aguardar para poder doar:

- Febre;
- Gripe ou resfriado;
- Parto normal não pode doar por 90 dias;
- Parto cesariana não pode doar por 180 dias;
- Uso de medicação controlada.

Impedimentos definitivos - NÃO PODE DOAR:
- O indivíduo que teve hepatite após 10 anos de idade;
- Quem teve Malária;
- Doenças transmissíveis pelo sangue (Aids, doença de chagas, etc.)