Américo se posiciona contra planos do Governo Federal de fechar 20 unidades regionais da Dataprev

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/01/2020 09h20, última modificação 29/01/2020 09h20

Foto: Assessoria do parlamentar

Planos de privatização de estatais, incluída no Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal, foi alvo de protesto em todo o Brasil, isso porque a Dataprev anunciou que deverá fechar as operações no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Diante dessa retaliação, os trabalhadores da Dataprev, Serpro, INSS, Sindtic anunciaram que estão na luta unificada contra decisão vinda do Governo Federal. A situação chegou ao conhecimento do vereador Américo de Deus (Rede), que se solidarizou com a classe trabalhadora.

Na segunda-feira, 27, o parlamentar compareceu à manifestação dos trabalhadores dessas estatais. “Compareci aos protestos e me solidarizei aos trabalhadores que estão no movimento grevista pelo não fechamento da agência em Aracaju pelo Governo Federal. Foi como pude mostrar nosso apoio, nosso carinho e nossa atenção”, disse Américo de Deus.

De acordo com o Governo Federal, as filiais afetadas geram receitas de menos de R$ 2,5 milhões ao ano, para gastos anuais de R$ 93 milhões. O vereador afirma que são ações de um governo neoliberal de estado mínimo e discorda. “Privatizar empresas estratégicas que possuem dados, que serão repassados para outro país tirando a nossa soberania é resultado de um novo regime que está sendo implantado. Somos contra os planos da gestão de fechar 20 unidades regionais, levando à demissão de 493 funcionários”, defendeu o vereador.