Américo enaltece Medalha de Ordem do Mérito Aperipê

por Abrahão Crispim Filho — publicado 31/05/2017 17h05, última modificação 27/11/2017 16h57
Américo enaltece Medalha de Ordem do Mérito Aperipê

Heribaldo Martins

O vereador Américo de Deus (REDE) participou na tarde desta quarta-feira, 31, no Palácio Museu Olímpio Campos, da solenidade de entrega da medalha de Ordem do Mérito Aperipê, mais alta condecoração concedida por Sergipe pelo Governo do Estado, ao Capitão Aviador Aurélio Vieira Sampaio (in memoriam).

Entre os presentes, o vice govenador Belivaldo Chagas, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo, o vereador Américo De Deus (REDE), representando o Poder Municipal, o Secretário de Governo do Estado, Benedito Figueiredo e familiares do homenageado.

“A Ordem do Mérito Aperipê é a mais alta condecoração conferida pelo Governo do Estado e destina-se a distinguir personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado de Sergipe e ao Brasil”, destacou Belivaldo Chagas.

Já o vereador Américo de Deus, elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe e destacou que o evento teve como foco lembrar a força de vontade, a perseverança e a coragem do Tenente Aurélio, bem como a necessidade de preservar a memória do seu sacrifício, a fim de inspirar as novas gerações, e ampliar os laços de amizade, fraternidade e cooperação entre Brasil e Itália.

16 missões de combate

Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea. O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaelle Serio, da empresa Alenia.

Entre outras condecorações, o militar recebeu as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.