Américo de Deus se coloca contrário a Reforma Trabalhista

por Fernanda Sales — publicado 09/11/2017 12h20, última modificação 09/11/2017 15h02
Américo de Deus se coloca contrário a Reforma Trabalhista

César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente na manhã desta quinta-feira, 9, para mostrar sua indignação e defesa contrária à Reforma Trabalhista, proposta pelo governo e sancionada pelo presidente Michel Temer. O vereador ainda destacou que a partir deste sábado, 11, passa a vigorar as novas regras aprovadas pela Reforma Trabalhista. No total, foram alterados mais de 100 pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para o parlamentar, esse é um assunto importante para todos os trabalhadores. “Nesse sábado entrará em vigor o projeto de lei da Reforma Trabalhista, que vai flexibilizar os nossos direitos e voltar ao tempo da escravidão. Não foi fácil conquistar esses direitos que agora serão tirados de todos que conquistaram. Vamos defender o Movimento Nacional pela revogação da reforma trabalhista e da terceirização, pelo fim do trabalha escravo e em defesa de nossos direitos. A reforma vai reduzir os custos de trabalhos, facilitar demissões por acordos, com a redução do FGTS. A flexibilização da jornada de trabalho é um engano ao trabalhador, pois agora o patrão pode fazer o acordo com o funcionário e tenho certeza que quem vai sair perdendo é o trabalhador. A divisão das férias também pode prejudicar o empregado e o contrato de trabalho temporário não dá direito a nada”, explicou.

De acordo com o vereador, é preciso mobilização da sociedade contra a reforma. “Amanhã temos que nos juntar em luta dos nossos direitos, só com a mobilização é que nós podemos buscar nossos direitos. Vamos amanhã para as ruas, pois se deixarmos eles vão continuar fazendo o que querem”, disse, acrescentando que já existe um abaixo-assinado para a população assinar e tentar barrar a reforma.

Américo ainda ressalta que muitas empresas brasileiras estão sendo vendidas a países estrangeiros. “Um país rico como o nosso está perdendo recursos por conta dos empréstimos realizados para outros países como Cuba, Venezuela e outros. Infelizmente, as nossas empresas estão sendo entregues ao capital estrangeiro. Na última viagem de Temer para fora do país, 58 empresas brasileiras foram negociadas para cobrir o rombo que o país se encontra, e não foram os brasileiros, o povo trabalhador que fez esse rombo”, alegou.

Apartes

Em aparte, Isac Silveira (PCdoB) destacou que algumas mudanças da reforma trabalhista já existem na prática. “Os acordos coletivos de trabalho definidos entre as empresas e os representantes dos trabalhadores poderão se sobrepor às leis trabalhistas definidas na CLT. Isso valeria para pontos específicos, que dizem respeito à jornada de trabalho e salário”.

Emília Corrêa (PEN) explicou que a reforma precisa de ajustes, mas não da forma que está sendo feita. “É lamentável que esteja sendo aprovada no formato que está. Parabenizo Américo por sua colocação nesse assunto importante para a sociedade”, disse.

E Kitty Lima (Rede) reforçou que o Brasil precisa se movimentar e assinar mesmo o abaixo-assinado para tentar reivindicar antes dessa reforma entrar em vigor.

Espaços Públicos

Outro assunto discutido pelo vereador durante o seu pronunciamento foi com relação as obras e reformas que a Prefeitura de Aracaju precisa fazer para melhorar os espaços públicos e turísticos de Aracaju. “Enquanto a Prefeitura irá iluminar a praça Fausto Cardoso no Natal, há monumentos na praça que fica no fundo desta Câmara Municipal que estão deteriorados”.

Outro ponto crítico discutido pelo parlamentar é a reforma da Orlinha do Bairro Industrial, e na Coroa do Meio a passarela que dar acesso à Colônia dos pescadores que está danifica. “A recuperação da área do banho doce já está sendo feita, mas precisamos de mais ações eficazes de recuperação dos locais turísticos, não podemos deixar nossos espaços públicos turísticos depredados. Peço ao prefeito e ao governador para unirem forças e resolver a situação”, frisou.

O parlamentar ainda destacou que vinha cobrando desde 2016 a iluminação da Travessa Luzinete Correa, na comunidade do povoado Areia Branca, no Mosqueiro. “A iluminação não existia e as ações dos meliantes eram frequentes. Solicitei a Prefeitura de Aracaju e ontem a iluminação chegou. Agradeço a eficácia para realizar o serviço. A comunidade agradece”.

Aumento abusivo

Américo também falou sobre o aumento abusivo do combustível e do gás de cozinha. “Toda semana aumentando é um absurdo, porque gás e gasolina são questões de necessidade. As pessoas estão sofrendo com esse aumento abusivo. Não podemos nos calar, vamos mudar esse país lutando e mostrar a nossa indignação com os problemas do país”, finalizou.