Américo de Deus retrata problemas na saúde pública e parabeniza funcionários da Deso

por Fernanda Sales — publicado 28/02/2018 11h50, última modificação 01/03/2018 00h45

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna no Grande Expediente na manhã desta quarta-feira, 28, durante a 5ª Sessão Ordinária, para debater diversos temas de interesse à população aracajuana, como a luta dos funcionários da Deso pela não privatização; se solidarizar aos agentes da SMTT, além de abordar os problemas enfrentados pelos profissionais da área da saúde e da negligência com a saúde pública em todo o país. “Quero parabenizar a todos os funcionários da Deso pela luta incansável para não privatizarem nosso patrimônio, a Deso. Foi uma luta que se estendeu além das terras aracajuanas e essa questão do governo revogar não foi só por amor ao povo, mas sim pela luta dos trabalhadores”, destacou o parlamentar.

Com relação aos agentes da SMTT, Américo de Deus, afirmou que se solidariza com a categoria. “Quero aproveitar também e me solidarizar com os agentes da SMTT que não possuem o projeto de periculosidade e isso é um absurdo, pois eles se arriscam diariamente e esses agentes devem receber com retroativo. Plano de cargos e salários para que eles possam desenvolver sua função com maestria”, afirmou.

Outro tema debatido pelo parlamentar, foi com relação aos profissionais de saúde, que sofre com os atrasos no pagamento de salário. “Quero mais uma vez utilizar a tribuna aqui para repudiar o que está acontecendo no Hospital Cirurgia que está com mais de 1200 funcionários sem receber. As pessoas vão procurar o hospital e não vão ter atendimento e nós como representante do povo não podemos aceitar isso. A máquina de radioterapia continua quebrada e o técnico tem que vir de Belo Horizonte para consertar. Será que não podemos consertar aqui?”, questionou o vereador, que ainda destacou a situação no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “No João Alves os funcionários da Multiserv também continuam sem receber e o lixo do hospital continua se acumulando comprovando a negligência na saúde não só em Aracaju como em Sergipe”.

Em aparte, o vereador Isac Silveira (PCdoB) disse que já está aprovada na Câmara a Frente Parlamentar em defesa dos servidores do município. “Essa frente irá defender todos os trabalhadores e não apenas uma categoria”.

Mercado Municipal

Segundo Américo de Deus, outra situação crítica em Aracaju é a situação do Mercado Municipal. “Eu fui pessoalmente fazer um levantamento sobre a situação em que se encontra o Mercado Municipal e é lamentável a situação que se encontram as calçadas. A imagem do local, tanto para os transeuntes como os feirantes, é que o mercado era um local turístico, mas a imagem que o Mercado Municipal passa hoje é de um local abandonado. Há locais que não existem nem mais calçadas e que já foi completamente deteriorada”, alegou o parlamentar.

Veto de Projetos

Ainda durante seu pronunciamento, Américo destacou os vetos do Poder Executivo ao Projetos da Câmara. “Quero falar também sobre o veto de 20 projetos pelo Poder Executivo, seja de oposição ou situação, e quero ver como vai se comportar agora o vereador que ver que seu projeto aprovado com unanimidade foi vetado pelo prefeito. Um deles foi o meu sobre a criação da farmácia solidária, que segundo o Executivo traria custos extras ao município. Esse projeto tem o único intuito de ajudar, pois o remédio que está em desuso não pode ser jogado no lixo comum, mas poderia ser doado a prefeitura para que o medicamento possa ser repassado para alguém que necessite”, disse. Também em aparte, a vereadora Kitty Lima (Rede) concordou com o vereador Américo sobre suas colocações.

CPI do Lixo

Outro tema debatido por Américo, foi sobre a determinação da justiça em instalar a CPI do Lixo. “A instalação vai trazer consequências para muita gente e estou à disposição da comissão que irá investigar a CPI do lixo”, finalizou.