Américo participa do 'I Fórum de Enfrentamento à Desinformação' representando a CMA

por Alexandra Brito — publicado 21/10/2019 15h35, última modificação 22/10/2019 08h55

Foto: Ascom/TCE-SE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promoveu nesta segunda-feira, 21, através da Escola do Judiciário, o I Fórum de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral. O vereador Américo de Deus (Rede) representou a Câmara Municipal de (CMA) no evento, realizado no auditório do órgão.

De acordo com o diretor da Escola do Judiciário, o juiz do TJ/SE, Leonardo Sousa Santana Almeida, a realização do fórum é o reflexo de uma preocupação do TRE-SE com a desinformação de todo o processo eleitoral. “Nós trabalhamos com três vertentes: a confiabilidade da urna eletrônica; a influência das mídias sociais na disseminação da desinformação; e o último ponto é como essa desinformação influencia no processo eleitoral”.

Aberto pelo presidente do TRE-SE, José do Anjos, o primeiro painel abordou 'Segurança da Urna Eletrônica, Mitos e Verdades' e foi proferido pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, tendo como mediador José Carvalho Peixoto, secretário de TI do TRE-SE.

Após um breve intervalo, os trabalhos do fórum foram retomados com o painel 'A influência das mídias sociais e a desinformação no processo eleitoral', tema proferido pelo pesquisador professor Dr Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia. O painel teve como mediadora a professora MSc. Carol Westrup, do departamento de Comunicação Social da Universidade de Sergipe. “Aparentemente essa disseminação das fake News não reduziram após as eleições. Os grupos que venceram as eleições estão se dilacerando entre eles, com linchamento e meios digitais, entre eles. Há uma fragmentação adversária, de guerra de todos contra todos”, explanou Dr Wilson Gomes.

O parlamentar destacou sobre o combate ao fake News, abordado durante o fórum. “E de extrema importância que a Justiça Eleitoral esclareça sobre o assunto, no sentido de combater e coibir a criação e propagação dessas informações falsa”, destacou Américo de Deus.

O vereador ainda ressaltou. “Importante a nossa participação como representante do povo, da Câmara de Vereadores. É um evento de suma importante, face a proximidade de mais uma eleição e existe alguns mitos e verdades sobre a urna eletrônica e aqui pudemos ver que o sistema é seguro. Essa palestra foi esclarecedora, para tirar nossas dúvidas e informar inclusive que existem outros países que adotam a urna eletrônica, com total segurança”, enfatizou Américo.

O último painel, 'Enfrentamento desinformação no processo eleitoral', ficou aos cuidados do juiz de direito de Alagoas, Marcos Vinícius Linhares, ex-secretário judiciário de Sergipe, com mediação do juiz do TJ/SE, Leonardo Sousa Santana Almeida, diretor da Escola Judiciária Eleitoral. “Essa desinformação ficou potencializada com o uso das redes sociais. Diante desse quadro, o TSE e o Tribunal de Sergipe têm adotado medidas cabíveis para que a desinformações na interfira tanto no processo eleitoral, a exemplo da realização de eventos como esses, para levar informação à população em geral”.

O TSE instituiu a comissão de desinformação em agosto deste ano. “Há um mês, o presidente do TRE de Sergipe, desembargador José dos Anjos, instituiu a comissão local de enfrentamento à desinformação, com foco nas eleições municipais de 2020. A realização desse fórum foi um esforço conjunto de todos que integram a comissão, e pretendemos realizar outros debates em outros locais, a exemplo de universidades”, explicou o juiz Leonardo Almeida.