Américo de Deus leva demandas dos profissionais de Educação Física para a Secretaria Municipal de Saúde
Na última terça-feira, 13, o vereador Américo de Deus (Rede) participou de reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Diretora de Atenção a Saúde, Ana Márcia Oliveira, com o coordenador do Programa de Academia da Saúde, Magno Carvalho, com o representante do Sindicato dos Professores de Educação Física, professor Pitanga, além de assessores parlamentares. O vereador objetivou intermediar as demandas dos profissionais de educação física que buscam apoio da Secretaria junto ao Executivo e Órgãos competentes, para que seja criado no quadro do município o cargo de profissional de Educação Física.
O professor Pitanga, representante do Sindicato dos Professores de Educação Física, comentou sobre o principal objetivo da reunião. “Gostaríamos do apoio da Secretaria para verificar a possibilidade da criação do cargo de profissional de Educação Física vinculado a este Órgão no quadro do município, pois, entendemos que o Programa de Saúde da Família (PSF) representa uma das alternativas de orientação e modelo de atenção a saúde, além de ter em suas diretrizes a intersetorialidade e multidisciplinaridade, e acaba por se apresentar como um possível campo de atuação do Professor de Educação Física que, ao ser inserido, é capaz de desenvolver ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, compatíveis com as metas do Programa", comentou.
De acordo com a Diretora de Atenção a Saúde, Ana Márcia Oliveira, “A academia da saúde é vinculada à Pasta da Saúde, portanto não nos cabe a criação do cargo, e sim ao chefe do Executivo, hoje, cada Secretaria faz a proposta de acordo com o seu orçamento. O trabalho feito pela Atenção a Saúde é desenvolvido em 24 bairros da capital, e é um trabalho diferenciado, pois, são realizados em praças públicas em conjunto com as unidades de saúde e todos os profissionais que estão trabalhando conosco são capacitados e as ações só acontecem na presença desse profissional", frisou Ana Márcia.
Segundo o vereador Américo de Deus, seu objetivo foi o de facilitar a discussão entre a categoria e o Órgão do Poder Executivo. "Meu objetivo neste encontro é o de apoiar os profissionais de Educação Física, sendo um facilitador e intermediador de suas demandas com o Órgão do poder Executivo, para que a categoria possa ter a possibilidade de discutir todas as variáveis e impactos relacionados a esse pleito, desde a qualificação adequada para a sua área de atuação até mesmo em relação a equiparação salarial que hoje tem sido objeto de barganha entre o empregador e o profissional", comentou Américo.