Américo de Deus fala sobre prejuízos com possível fechamento da Fafen

por Abrahão Crispim — publicado 26/03/2019 13h29, última modificação 26/03/2019 13h29
Américo de Deus fala sobre prejuízos com possível fechamento da Fafen

Foto: César de Oliveira

Dando início ao Grande Expediente, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, para falar da situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE). O parlamentar destacou os prejuízos a exemplo de cerca de 800 pessoas desempregadas, caso a Petrobras insista no fechamento da fábrica.

“Sabemos das consequências negativas, caso a Petrobras insista no fechamento da Fafen em Sergipe, pois causará desemprego e prejuízos às empresas que atuam nas proximidades da fábrica em Laranjeiras”, ressaltou acrescentando que cerca de 800 pessoas ficarão desempregadas, repudiou.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi com relação à Reforma da Previdência. Para ele, “a reforma da previdência nos termos que estão sendo colocados pelo atual governo, é desnecessária. Sou contra por entender que é o contra o povo. Retira direitos conquistados. Também sou contra qualquer forma de assédio moral e sexual em ambiente de trabalho e em qualquer ambiente. Precisamos impedir está reforma e criar mecanismos para evitar o assédio, tanto moral quanto sexual", afirmou.

Por fim, Américo de Deus falou sobre o desemprego no país e ressaltou a necessidade de uma reforma tributária. “Um país com 13 milhões de desempregados, aqui no estado de Sergipe 185 mil desempregados, com a maior taxa de desemprego do Nordeste e nós estamos discutindo aqui como atrapalhar ainda mais o trabalhador. O presidente da república deveria verificar a reforma tributária”.

Discussão

O vereador Isac Silveira (PCdoB) foi favorável ao pronunciamento do vereador Américo. “O cidadão agora só vai ter direito de se aposentar quando chegar aos 65 ou 70 e precisamos analisar essa situação, pois a expectativa de vida dos brasileiros é de 75 anos, ou seja, os trabalhadores só vão se aposentar já em cima da expectativa”.

Já Camilo Lula (PT) reforçou a importância da luta contra a Reforma da Previdência. “A população deve estar mobilizada e cobrar dos seus representantes políticos, posições contrárias à medida. Não à Reforma da Previdência”, conclamou o vereador.