Américo de Deus comemora permanência do convênio do Ipesaúde para os servidores de Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 03/04/2019 13h15, última modificação 03/04/2019 16h05

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 3, durante a 17ª Sessão Ordinária, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou o Grande Expediente para comemorar o acordo realizado entre a Prefeitura de Aracaju e o Ipesaúde para a permanência do convênio de saúde dos servidores municipais. O parlamentar afirma que participou da audiência pública realizada na última sexta-feira, 29, na promotoria da saúde do Ministério Público Estadual (MP/SE).

Durante a reunião, ficou determinado que não haverá a descontinuidade da assistência aos servidores do município que possuem convênio com o Ipesaúde. “Ainda será adotada para os 9 mil beneficiários do Ipesaúde a mesma cobrança realizada na administração estadual, serão 4% do vencimento descontado do servidor e 4% pagos pelo município.

Américo parabenizou a todos que tentaram resolver essa situação dos servidores. “Precisamos valorizar as pessoas que têm boa vontade. Parabenizo o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais (Sepuma), Nivaldo Fernando, que sempre luta pelos diretos dos servidores; o secretário da Seplog, Augusto Fábio, que fez um estudo técnico para mostrar que o convênio poderia continuar; o procurador-geral do Município, em exercício, Thiago Carneiro, que entrou com uma ação judicial para não deixar os servidores desassistidos; e o promotor de Justiça da Saúde, Manoel Cabral Machado Neto, por presidir a audiência”, disse o vereador.

Na audiência também ficou pactuado que serão enviados Projetos de Lei ao Legislativo Municipal e ao Legislativo Estadual, adequando a redação das legislações à respectiva forma de cobrança. “Enfatizei na reunião que nesta Casa Parlamentar daremos plena celeridade à aprovação do projeto. Peço que todos os vereadores apoiem o projeto para garantir o plano de saúde aos servidores”.

Aterramento da Lagoa

Ainda durante seu discurso, Américo de Deus citou o aterramento da lagoa do bairro Jabotiana, na terceira etapa do Santa Lúcia. “Não sou contra a construção da ETE, mas é preciso ouvir a comunidade. O aterramento vai trazer consequências danosas para a população. Faço o pedido aos engenheiros da Deso que escutem o que dizem os moradores”, frisou.

Aumento no preço dos combustíveis

Outro assunto apresentado pelo parlamentar foi a política de aumento dos combustíveis colocada em prática no país. “A Petrobrás teve lucro de 25 milhões e os combustíveis só vem aumentando de valor. Essa política tem empobrecido nosso povo e agora o diesel vai ser ajustado de 15 em 15 dias. Só quem é caminhoneiro receberá uma bonificação de 30 reais e quem não for caminhoneiro e comprar um carro a diesel vai receber o quê de gratificação? Os motoristas de ônibus, das vans de transporte escolar, como vão trabalhar com tanto aumento?”, questionou.

Privatização da Deso

Para encerrar o discurso, o parlamentar destacou que é contra a privatização da Deso e que o maior problema da empresa pública é de gestão. “O problema da Deso hoje é em sua administração. O gestor da Deso tem que cobrar eficiência das empresas terceirizadas também, alguns funcionários estão sem trabalhar enquanto as empresas terceirizadas prestam serviços ineficientes e a população que sofre. O sistema de esgoto é sempre um problema, às vezes é preciso chamar o assessor de comunicação Flávio vieira para resolver, porque pelo protocolo não resolve. Com os impostos e taxas de esgoto a população paga muito caro pelo serviço, e é quem vai sofrer com a privatização. A água é o nosso bem maior, é um patrimônio, não um mercantilismo. Sou contra a privatização da Deso”, finalizou.