Alunos da EMEI José Garcez visitam a Câmara e pedem brinquedos em praça do Siqueira Campos

por Agência Câmara Aracaju — publicado 22/12/2022 13h36, última modificação 22/12/2022 13h36

Foto: Gilton Rosas

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, fizeram uma visita a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 22. O convite partiu de uma iniciativa da vereadora professora Ângela Melo (PT). A atividade extraescolar faz parte um programa desenvolvido pela professora do Ensino Fundamental, Cláudia Marinho.

Segundo a vereadora, ela foi convidada por meio do projeto da professora do José Garcez Viera para discutir e explicar as crianças qual era o papel de um parlamentar. “Lá, fizemos uma atividade lúdica e as crianças ficaram com desejo de conhecer a Casa Legislativa. Em suas sabedorias e no bate papo, elas fizeram reinvindicações, pediram a reestruturação e colocação de brinquedos na praça que fica em frente à escola. Fiz a indicação e colocamos, por meio de emendas impositivas, recursos para isso. A outra reivindicação era para que os brinquedos da escola fossem restaurados”, disse.

Diante do pleito dos alunos, a parlamentar destinou R$80.000,00 para construção de Parque Infantil na Praça Dom José Thomas, por meio  da Emenda Impositiva nº9/2022. As Emendas farão parte do orçamento do Poder Executivo no ano de 2023 e são indicadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju, estando previstas na constituição e pela primeira vez entram na LOA da capital sergipana.

O aluno Arthur Santos Castro, 5 anos, ficou encantado com a visita a Câmara. “Hoje tá bem legal, amei esse lugar. Não sabia que aqui era tão legal”, disse. Já a professora Cláudia Marinho explicou como se deu a iniciativa de trazer os alunos à Câmara. “Nós trabalhamos por projetos e um dos temas é trabalho. Existem várias formas de trabalho e quando perguntamos o que eles querem ser, a maioria quer ser médico, policial. Eu tentei trazer uma outra forma de servir à sociedade por meio de um cargo legislativo. É importante que eles conheçam essa Casa desde pequeno, conheçam esses vereadores, o ambiente e que desperte neles a sensação de chegar aqui e se sentir parte porque futuramente irão votar e poderão até ser candidatos”, espera.