Alcoólicos Anônimos é tema de Tribuna Livre na Câmara

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 21/11/2017 10h10, última modificação 21/11/2017 14h09
Alcoólicos Anônimos é tema de Tribuna Livre na Câmara

César de Oliveira

A Tribuna Livre desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o representante dos Alcoólicos Anônimos de Sergipe (AA), Antônio Ribeiro para falar sobre o grupo. “O alcoolismo é um problema que atinge muita gente. Muitos têm vergonha de se tratar, mas, não tem vergonha de andar bêbado por aí”, ressaltou.

De acordo com o integrante do AA, o grupo é uma irmandade que recebe homens e mulheres a fim de resolver problemas relacionados ao consumo desenfreado de álcool e além disso, tem objetivo de ajudar o próximo que sofre do mesmo problema. Antônio afirmou que o único requisito para participar do grupo é ter vontade de se tratar.

O representante do AA falou do seu envolvimento com álcool e que o alcoolismo é um misto de alergia física ao álcool com obsessão mental. “No começo as pessoas acham graça, depois percebem a dependência”, destacou. “Por causa do meu vício, perdi meu emprego, tive que me mudar para São Paulo e quando retornei a Aracaju decidi entrar nos Alcoólicos Anônimos. O álcool me entorpecia e só hoje consigo perceber isso”, disse.

Apartes - Após as explanações de Antônio Ribeiro, os vereadores comentaram sobre o assunto. Para Lucas Aribé (PSB), esse é um tema importante. “Eu tive um caso na minha família que já frequentou muito tempo o grupo e sei da importância desse trabalho”, afirmou completando que o papel do AA é tentar ajudar os seres humanos a viver melhor.

A vereadora Emília Corrêa (PEN) que já acompanhou uma reunião do grupo e descreveu que esse tipo de apoio é fundamental para muitos dependentes e seus familiares. Na opinião da parlamentar, para que os Alcoólicos Anônimos tenham mais sucesso o poder público tem que dar condições de estrutura para construir clínicas de tratamento.

Já Jason Neto, Ribeiro é um exemplo de superação e determinação. “Que bom você é uma pessoa que reconhece a ajuda das pessoas. Eu te admiro muito”, frisou. O vereador Américo de Deus (Rede) também falou sobre o assunto e destacou que o consumo do álcool tem crescido rápido, principalmente entre o público feminino. Por fim, Evando Franca (PSD) parabenizou Antônio Ribeiro pelo esforço e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.