A 10 dias do fim do contrato do lixo, Elber cobra transparência

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2017 10h55, última modificação 20/11/2017 16h31
A 10 dias do fim do contrato do lixo, Elber cobra transparência

César de Oliveira

Faltando apenas 10 dias para o fim do contrato emergencial entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), e a empresa Cavo, o vereador Elber Batalha (PSB), voltou a cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira, a resolução e transparência na licitação do lixo em Aracaju.

Elber, acredita que a PMA é omissa sobre essa questão do lixo e tem a intenção de retomar o contrato com a Torre, empresa que está sendo investigada pela polícia e que tem seus proprietários e diretores denunciados por vários crimes. O parlamentar mostrou trechos das interceptações telefônicas entre a Torre e gestores da PMA, a exemplo do diretor da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado e o secretário adjunto de Comunicação, Elton Coelho. “É um investigado passando ‘carão’ no secretário adjunto por não ter ganhado a licitação, dizendo que o edital que a Cavo saiu vencedora foi errado por culpa deles. Veja o nível de relação íntima que essas pessoas tinham”.

Outro trecho das interceptações exibidos por Elber foi em relação a ele próprio. O líder da oposição mostrou trechos em que o então presidente da Emsurb, Mendonça Prado e o diretor da Torre falam sobre a entrevista concedida por Elber à uma rádio local. “Eu fui processado pela Torre depois disso, só que eu não sabia que quem me processou foi a assessoria jurídica da Emsurb, como fica claro nos áudios. Isso é o maior absurdo que existe, um gestor público se juntar com um detentor de uma concessão pública que está sendo investigada, denunciada pelo Ministério Público, articular dentro da administração pública municipal como calar a boca da oposição”, questiona.

Elber, disse ainda que todos os dias vai usar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para mostrar trechos das interceptações telefônicas feitas pela Polícia Civil entre a Torre e os gestores da PMA, inclusive mostrando partes às quais a Torre ensina à Emsurb como fazer edital para que eles ganhem. “Está mais que provado que quem mandava na prefeitura era a Torre e é com essa empresa que Edvaldo quer fechar o contrato do lixo. A população tem que ficar ciente, atenta e o Ministério Público não pode deixar esse contrato ser renovado. Edvaldo Nogueira quer ‘empurrar a história com a barriga’ para cair no esquecimento e aí ele renova o contrato com a Torre e tudo fica bem para ele, mas para a população não. Vamos lutar incessantemente para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aconteça aqui na CMA. Os aracajuanos clamam por transparência com o uso do dinheiro público”.