“Todos merecem respeito!”, diz Byron ao cobrar professores de apoio especializado em escolas públicas

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2022 11h29, última modificação 22/03/2022 11h29

Foto: Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron (Republicanos) usou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira (22), para cobrar que a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado de Sergipe garantam o professor de apoio especializado em educação especial em todas as instituições de ensino que contam com alunos com deficiência matriculados. O parlamentar levou o depoimento de uma mãe que, aflita, pede o retorno de um professor de apoio especializado para a sala de aula na Escola Estadual José Da Silva Ribeiro Filho, localizada no bairro Santos Dumont, instituição onde seu filho estuda.

Byron lembrou que essa não é a primeira vez que cobra a presença desses professores em salas de aula e disse, também, que tem recebido mensagens frequentes denunciando a ausência dos profissionais nas instituições de ensino. “É um dever do Estado garantir o direito à educação de qualidade a todos os cidadãos, sem ou com deficiência. Como sabemos, existem alguns casos de pessoas com deficiência que necessitam de professores de apoio especializado, o que, na prática, nem sempre ocorre. E estou trazendo isso, mais uma vez, com o objetivo de alertar o Poder Público que isso não pode acontecer. É lamentável receber essas mensagens, constantemente, de mães e pais que sofrem por saberem que seus filhos estão na escola sem o apoio devido. Precisamos garantir a educação em sua plenitude: com qualidade, segurança, respeito e inclusão”, disse.

O vereador continuou pedindo que as secretarias de educação do Município e Estado fiscalizem esse tipo de situação para que sejam resolvidas urgentemente com o remanejamento de professores capacitados. “Esse depoimento que apresentei aqui é relacionado à uma escola estadual, mas está dentro do Município de Aracaju. É nosso dever, também, fiscalizar e cobrar. É lei. É dever. Tem que ser cumprida. Fiscalizem as instituições, vejam onde está o problema e solucione. Todos merecem respeito!”, cobrou Byron.