“Sergipe precisa remunerar melhor os profissionais da saúde”, alerta Dr. Manuel Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2022 12h23, última modificação 20/07/2022 12h23

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) voltou a cobrar a revisão dos valores dos procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. A cobrança foi durante reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju realizada na tarde de terça-feira, 19, para tratar sobre a suspensão dos atendimentos da pediatria do Hospital Santa Isabel.
Além da diretoria do Hospital e dos membros da comissão, participaram do encontro os representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE).
“Faltam médicos e estímulo para atrair profissionais aos hospitais do Estado devido a remuneração por cada procedimento que é baixa. É preciso entender que Saúde é cara. O que os representantes estão dizendo é que tem leitos de UTI, ambulatório de pediatria, mas ninguém quer trabalhar para o SUS. Os profissionais não querem mais receber por essa tabela que está desatualizada", alertou.
Ginecologista e cirurgião obstetra há mais de 44 anos, Dr. Manuel Marcos ainda explicou que o problema está na fundação e na municipalização do SUS. “Quando criaram o Sistema Único de Saúde esqueceram de dizer qual a fonte financiadora dos serviços que iam ser oferecidos à população. Aracaju ficou responsável por dar assistência a todos os municípios de Sergipe porque os hospitais regionais estão um caos. Nenhum profissional quer receber R$190 ou R$35 reais por um cirurgia”, esclareceu.
Ao finalizar, o parlamentar destacou: “essa reunião está acontecendo por causa de um desabafo meu na semana passada. Não queria atormentar a população, mas chamar atenção dos governos. É preciso rever a fonte e os recursos para a saúde”, explicou.