“Precisamos nos unir para acabar com a violência contra a mulher”, diz Seu Marcos

por Martha Costa — publicado 05/03/2018 16h45, última modificação 05/03/2018 16h48

Foto: Gilton Rosas

O vereador Seu Marcos (PHS) participou nesta segunda-feira, 5, da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março. A sessão aconteceu na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e contou com a participação dos movimentos sociais e de mulheres, além da sociedade civil.

De acordo com os dados do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), o estado de Sergipe registra anualmente cerca de 2.800 denúncias de violência contra a mulher. Desse total, cerca de 1.200 se transforma em inquérito policial. Um número que cresce a cada ano. “ Saber que a cada 90 dias 9 mulheres são mortas no Estado é preocupante demais. A taxa de violência, o feminicídio só aumentam e, na maioria dos casos, são os companheiros ou ex-companheiros que não aceitam o fim da relação. Precisamos criar estratégias junto aos poderes para conter essa matança. Precisamos nos unir", destacou.

Ainda em sua fala, o parlamentar incentivou as mulheres a denunciar formalmente seus agressores e repudiou homens que usam da força para obter prazer. “Precisamos incentivar a denúncia formal, a fim de inibir os agressores que, muitas vezes, se utilizam de força ou da relação para violentar as mulheres. Precisamos informar e fazer campanhas educativas. Somos responsáveis pela criação de políticas públicas”, enfatizou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, professora Adélia Moreira, os encaminhamentos e a preocupação de Seu Marcos são importantes porque contribuem com a luta em defesa das mulheres. “Concordo com vereador. Precisamos nos unir para acabar com a violência contra as mulheres. Só com a ajuda do poder público e com a denúncia formal vamos ter mecanismos para lutar contra essa realidade”, justificou.

A Sessão Especial foi uma iniciativa da vereadora Kitty Lima (Rede) e contou com o apoio da CMA, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Casa, que tem como atual presidente o vereador Seu Marcos.