“População julgará o caminhar de cada vereador”, disse Isac no Balanço Geral Sergipe

por fernanda.silva — publicado 25/04/2017 08h30, última modificação 20/11/2017 16h25

Assessoria do parlamentar

A semana começou agitada com as decisões em relação à CPI do Lixo. A Justiça acolheu o pedido de recurso do presidente da Câmara, e derrubou a liminar que determinava abertura imediata da CPI para investigar os contratos entre a prefeitura, e as empresas terceirizadas que realizavam a coleta de lixo na capital. O vereador Isac Silveira (PCdoB) participou, ao vivo, do Programa Balanço Geral Sergipe, na TV Atalaia, apresentado pelo jornalista Tiago Hélcias, para tratar do assunto.

Questionado pelo apresentador sobre a decisão da justiça, Isac explicou que "o papel da CPI é produzir elementos que sirvam tanto para o Ministério Público, quanto para a Polícia Civil, a possibilidade de abertura de inquérito. E isso já está sendo feito".

O vereador Isac repetiu o discurso dizendo que a oposição quis criar um fato político com a instalação da CPI. "A CPI só tem a possibilidade de investigar os últimos seis anos. Portanto esse inquérito, a operação Babel, ele vai além. Ele pega do ano de 2010 até agora. Criar a CPI agora é que nem você sugerir um instrumento ineficaz. Já há um inquérito em curso, inclusive já foram indiciadas quatorze pessoas. Agora cabe a justiça o julgamento", explicou o vereador.

Para Isac ninguém pode fazer um julgamento precipitado dos indiciados. "Indiciado é uma coisa, e julgado e condenado é uma outra questão. Nós temos que conviver em uma democracia respeitando as partes. A liberdade de investigação está garantida na constituição, então nós esperamos que após a investigação e o julgamento, os culpados possam ser penalizados".

E finalizou dizendo que "o parlamento tem que ter as possibilidades e condições de definir o seu caminhar, e a população vai julgar o caminhar de cada vereador".