“Inviabilizar o Censo e privatizar os Correios são parte do projeto autoritário de Bolsonaro”, diz Ângela Melo

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 27/04/2021 15h37, última modificação 27/04/2021 15h37

Foto: Assessoria de Imprensa

Na sessão desta terça-feira, 27/04, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) repudiou recentes iniciativas e projetos do Governo Federal que impactam de forma negativa na população brasileira e reduzem a capacidade de atuação do Estado.

Uma dessas ações foi a redução do corte de orçamento para o IBGE, o que inviabiliza a realização do próximo Censo Demográfico. “Como sabermos quantas famílias passam fome em nosso país sem os dados do Censo? Como sabermos quantas pessoas vivem em moradias precárias sem os números do IBGE? Como sabermos a composição racial do nosso país ou percentual de mulheres e homens que temos na população sem o Censo”, questionou Ângela.

A parlamentar petista ressaltou que “é através do Censo que conhecemos melhor o nosso país, os nossos estados e nossas cidades e que podemos propor políticas públicas para a melhoria da vida da população”.

Professora Ângela Melo criticou também a aprovação pela Câmara dos Deputados do regime de urgência para a votação do Projeto de Lei 591/2021, que objetiva a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos.

“Os Correios são um patrimônio do nosso povo, que leva cartas e encomendas a todas as partes do país e a lugares que nenhuma empresa privada chega. Quem mora em municípios menores sabe bem a importância dos Correios”, destacou.

Para Ângela, o Congresso Nacional e o Governo Federal “deveriam estar preocupados em discutir o fortalecimento dos Correios, a ampliação dos investimentos públicos e a valorização dos seus trabalhadores e trabalhadoras e não a privatização desse serviço público fundamental para o nosso país”.

No entendimento de Professora Ângela Melo, “tanto a inviabilização do Censo quanto a privatização dos Correios são parte de um mesmo projeto, que é o do autoritarismo, do ocultamento das desigualdades, para não buscar revertê-las”.