“Esperar três meses para tratar o câncer em Sergipe é sentença de morte”, lamenta Sheyla

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/04/2024 08h48, última modificação 18/04/2024 08h48

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) expôs, mais uma vez, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a situação dramática enfrentada por pacientes oncológicos que dependem do serviço público de saúde em Sergipe. Na sessão dessa quarta-feira (17), ela voltou a cobrar mais resolutividade do Estado. “A demora dos nossos gestores pode custar vidas”, alertou.

A vereadora citou o caso de uma mulher diagnosticada com câncer de cabeça e pescoço que vai ter que esperar quase três meses para conseguir iniciar o tratamento.

“Essa paciente só conseguiu agendar a consulta para 10 de julho. O Câncer tem cura, mas para isso é necessário o tratamento. A responsabilidade pela vida dessas pessoas é do Estado de Sergipe porque ter que esperar três meses por uma consulta para só então começar o tratamento é sentença de morte”, declarou Galba.

Ainda em seu pronunciamento, Sheyla mostrou aos colegas parlamentares um áudio enviado por uma paciente oncológica que está fazendo seu tratamento de quimioterapia no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). No relato, a mulher demonstra sua angústia por não conseguir sequer fazer a limpeza do cateter pela falta de soro fisiológico.

“Eu liguei para a gerência da oncologia do Huse, que disse não saber da indisponibilidade do soro. Mas o que eu sei é que uma pessoa que está passando pelo tratamento de um câncer agressivo não iria mentir. O que fica evidente é que hoje não sabemos o que acontece dentro do maior hospital do estado. É indignante”, afirmou Sheyla.