“Cada grande evento realizado é uma oportunidade de deixar um legado na Orla de Atalaia”, disse Sargento Byron

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 05/08/2025 11h31, última modificação 05/08/2025 11h31
O parlamentar demonstrou preocupação com a utilização desse espaço público da capital
“Cada grande evento realizado é uma oportunidade de deixar um legado na Orla de Atalaia”, disse Sargento Byron

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira, 5, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para demonstrar preocupação com a utilização do espaço público da Orla de Atalaia em Aracaju. O parlamentar informou que realizou uma visita ao presidente da Emsurb, Hugo Esoj, para tratar dessa demanda.

Byron exibiu vídeos do principal ponto turístico da capital, onde acontecem festivais culturais, torneios esportivos, corridas e demais eventos. O vídeo também ilustrou o lixo espalhado pela areia e arredores da orla após a realização dos eventos.

“Aracaju e Sergipe têm sido um cenário enorme de grandes eventos esportivos, e o que eu tratei com o presidente Hugo foi o que esses eventos podem deixar de legado para nossa capital e para o nosso estado. Quais contrapartidas podem vir através desses grandes eventos? Esses eventos movimentam a nossa cidade, todo o turismo, toda a economia, mas a gente precisa pensar também nas pessoas que ali estão todos os dias, sejam moradores ou trabalhadores da orla”, enfatizou.

O vereador pontuou que, a depender do tamanho e da proporção do evento, ele pode trazer pequenos danos, e que isso acontecendo de maneira recorrente e não sendo reparado, a orla pode deixar de ser um lugar frequentado ou até mesmo deteriorado.

Byron também levou ao presidente da Emsurb a necessidade de mais banheiros públicos na orla. “A orla hoje tem poucos banheiros públicos funcionando, e quem faz atividade física, quem caminha, quem faz uso da orla sofre com isso, tendo que se dirigir a bares e restaurantes que nem sempre estarão de portas abertas”. destacou.

Finalizando o seu discurso, o parlamentar informou que esteve com o diretor de obras da Emurb, Diego Garcia, e que solicitou paliativos para os bairros da zona de expansão, em especial o Robalo. “As chuvas continuam em Aracaju, e alguns lugares já sofreram essas benfeitorias, mas ainda existem muitas ruas que se encontram intransitáveis”.