“Assegurar os serviços da saúde é um dever do Poder Público”, diz Dr. Manuel Marcos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/02/2019 14h20, última modificação 21/02/2019 14h30

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 21, o vereador Manuel Marcos (PSDB), denunciou que o Poder Público estadual tem negado atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o parlamentar, o Estado não disponibiliza guias de encaminhamento cirúrgico suficientes para atender a demanda.

“Muitos pacientes precisam se operar e não tem suas guias liberadas. Isso prejudica a vida das pessoas, aliás, muitos pacientes estão morrendo. Os setores da saúde estão dizendo que o Estado ultrapassou a cota, isso é um absurdo. A necessidade de uma operação pode aparecer abruptamente, o Estado não pode deixar de ter um planejamento para as necessidades da população”, ressalta.

Dr. Manuel Marcos ainda salienta que a maior fatia da população sergipana é SUS-dependente. “Assegurar os serviços da saúde é um dever do poder público e o atendimento é um direito constitucional do cidadão. O SUS é o único caminho para muitos pacientes, porém, eles não conseguem sanar seu quadro clínico porque o Estado ultrapassou a cota e tem deixado de conceder o encaminhamento. O cidadão está sendo colocado em uma situação humilhante ao ter assistência negada. Isso é incompreensível”, bradou o vereador.

Em aparte, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) reconhece o cenário descrito e endossa o discurso. “O senhor é reconhecido em Sergipe como um medico humano que convive, vivencia a dor e a finalização de muitos pacientes que poderiam ser assistidos. Não tem como contrapor a fala, pois também ouço os mesmos relatos e reconheço a gravidade. Essa realidade nos dói, Falta de assistência não pode acontecer”, avalia.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o vereador Américo de Deus (REDE) acrescenta que “a desassistência é um problema tanto no âmbito estadual quanto no municipal. Entramos em situação de calamidade pública. Pessoas morrem à míngua em Sergipe, portanto, não podemos fechar os olhos para essa realidade que nos assola’.

Manutenção de espaços públicos

Ainda fazendo uso da palavra na Tribuna do Legislativo, Dr. Manuel Marcos relatou a ausência de infraestrutura na Orla do Bairro Industrial. Para ocasião, o vereador apresentou imagens em que evidenciam o estado de degradação no referido espaço público. Sinais de vandalismo, píer em estado de degradação e calçadas esburacadas são os principais indícios de abandono da localidade.

“Aquela orlinha é uma das localidades mais tradicionais do município, no início do século passado, era a praia da cidade. Possui geografia exuberante, é um cartão postal de Aracaju e pode movimentar outro importante setor: o turismo. A região também sofre com a violência e falta de segurança. Não se vê a Guarda Municipal pela localidade que ficou tomada pela marginalidade. Isso e um descaso com a coisa pública”, pontua.

Diante do exposto, o parlamentar deu entrada em Indicação e já viabilizou uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, a fim de que o Poder Executivo tome as providências cabíveis. “Creio que o gestor atenderá a solicitação e terá boa vontade na manutenção dos equipamentos públicos. Devemos zelar e conservar a beleza dos espaços municipais. Com a sensibilidade que o prefeito tem, ele irá me ouvir para cuidar daquele bairro tão bonito e tradicional de nossa cidade”, declara.

Parafraseando, o vereador Lucas Aribé (PSB) reconhece a relevância do tema abordado. “Parabenizo Vossa Excelência pelo discurso, é de extrema relevância diante dos serviços que são essências a população”, reconhece. Em soma, o vereador Carlito Alves (PRB) conclui que “infelizmente preciso concordar, a nossa querida orla do bairro Industrial está abandonada”.