​Câmara debate a Campanha da Fraternidade 2017

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/03/2017 16h10, última modificação 13/11/2017 13h19
​Câmara debate a Campanha da Fraternidade 2017

Gilton Rosas

O Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, esteve na Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira, 16, para falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, sendo o lema “Cultivar e Guardar a Criação”. O Requerimento 111/2017, que solicitou o espaço para a vinda de Dom João, foi de autoria do vereador Iran Barbosa (PT).

O Arcebispo, em sua fala, destacou os objetivos da Campanha da Fraternidade e ressaltou a importância da Igreja em debater sobre os biomas brasileiros.

“Agradeço ao vereador Iran Barbosa por oportunizar este espaço para que um tema de relevante importância pudesse chegar a esta Casa, que com certeza tem responsabilidade pelo mundo em que vivemos”, afirmou Dom João.

O Arcebispo lembrou que é preciso que os sergipanos façam o dever de casa e cuidem dos dois principais biomas do estado: a caatinga e o que resta da Mata Atlântica.

“Sendo que também é responsabilidade nossa cuidar dos demais biomas do país e, porque não, do mundo inteiro, afinal, é a casa comum de todos. Precisamos também nos comprometer com as populações originárias brasileiras e respeitar os seus direitos, reconhecendo suas histórias e respeitando as suas culturas, seus territórios e seus modos específicos de viver”, ressaltou o religioso.

Importância do tema

O vereador Iran Barbosa reforçou a importância da discussão do tema escolhido pela Igreja Católica para a Campanha deste ano para a sociedade.

“Trata-se de um tema fundamental, tendo em vista os ataques que o meio ambiente vem sofrendo. É preciso debater sobre os cuidados que temos que ter com o planeta, preservando-o para nós e para as futuras gerações“, pontuou.

O vereador acrescentou que “apesar de ser uma proposta da Igreja Católica, por intermédio da CNBB, trata-se de uma campanha ecumênica que deve envolver todos os setores consequentes da sociedade”.

D. João dividiu o seu tempo com o Padre José Lima, que fez um importante resgate histórico do ambiente em que se desenvolveu a cidade de Aracaju, alertando para o papel destacado que as Câmaras Municipais já tiveram, no Brasil, no que concerne à produção de Leis protetoras do Meio Ambiente.

Iran Barbosa agradeceu a presença do Arcebispo de Aracaju. “É obrigação desta Casa estar aberta para que este tipo de diálogo aconteça. Agradeço a Dom João pela disponibilidade em estar hoje aqui para nos apresentar o tema e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano”, finalizou Iran Barbosa.