Vereadores destacam avanços na saúde e pautas de inclusão durante o Grande Expediente
Durante o Grande Expediente da 97ª Sessão Ordinária desta terça-feira (11/11), na Câmara Municipal de Aracaju, os vereadores utilizaram a tribuna para tratar de temas variados, com destaque para saúde pública, inclusão social e homenagens a personalidades sergipanas.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), iniciou sua fala relembrando episódios recentes da política sergipana e reforçando a importância de manter atenção aos movimentos políticos no estado. Em seguida, destacou os avanços na saúde municipal, especialmente a ampliação dos serviços no Hospital e Maternidade Lourdes Nogueira. Segundo o parlamentar, a prefeita Emília Corrêa atendeu a uma antiga reivindicação do Legislativo ao ampliar o uso da estrutura para procedimentos como cirurgias de mioma, histerectomia e endometriose. “Aliado ou não, temos que reconhecer que Emília está dando um grande passo ampliando os serviços. E esperamos que amplie também o quadro de profissionais”, afirmou.
Ricardo também elogiou o plano de revitalização e reforma das praças de Aracaju, que prevê a recuperação de 206 espaços públicos, com a meta de entregar duas praças por mês. Para o presidente, a iniciativa mostra que Aracaju está se desenvolvendo.
Em seguida, o vereador Sargento Byron Estrelas do Mar (MDB) iniciou seu tempo no Grande Expediente agradecendo aos colegas pelo apoio recebido durante o falecimento de sua mãe. O parlamentar também comentou a ampliação dos serviços do Hospital de Saúde da Mulher Lourdes Nogueira, destacando a importância do investimento para reduzir a mortalidade materna. “Vemos muitas mulheres ainda falecerem por partos complicados, por falta de acesso ao pré-natal ou aos exames necessários”, disse.
Byron reforçou ainda a necessidade de construção de um hospital de urgência na Zona de Expansão de Aracaju, região que, segundo ele, enfrenta dificuldades no atendimento de emergência. “Quem mora nessa área precisa se deslocar até o Fernando Franco, que geralmente está lotado e é distante. A população da zona de expansão merece um hospital de urgência”, defendeu.
A vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) utilizou seu tempo para tratar de pautas relacionadas à inclusão. Ela relatou ter recebido uma notificação extrajudicial da OAB pedindo o cancelamento de um mutirão de atendimento jurídico gratuito às mães atípicas que estão enfrentando dificuldades em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Respeitosamente, cancelamos o evento, mas não recuaremos. Meu compromisso é com quem está na ponta, com as mães que estão perdendo o BPC e sofrendo sem justificativa”, afirmou.
Thannata também celebrou avanços na pauta da acessibilidade no país, destacando a aprovação da Lei nº 15.249, que prevê a inclusão da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em espaços públicos, como praças e shoppings. “É importante que, nas revitalizações das praças em Aracaju, a prefeita tenha esse olhar inclusivo, incorporando esse tipo de linguagem e espaços sensoriais”, destacou.
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Vinícius Porto (PDT) prestou homenagem ao ex-vereador, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura, falecido há quatro anos. “Tive a honra de votar nele e trabalhar em sua campanha. Independente de questões partidárias, temos que reconhecer o homem público que ele foi. Reinaldo era apaixonado pela política e deixará sempre um legado de força e dedicação”, declarou.