Parlamentares destacaram o impacto da Maratona de Aracaju, celebraram inovações na saúde pública e cobraram valorização do funcionalismo municipal e federal
Os discursos no Grande Expediente da 91ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta terça-feira, 28 de outubro, movimentaram o plenário com temas que foram do esporte e turismo à valorização do servidor público e críticas à Reforma Administrativa.
O primeiro a ocupar a tribuna foi o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, que destacou o impacto positivo da Maratona de Aracaju, realizada no último fim de semana. Segundo ele, “a cidade parou para esse evento. Um evento que, além de incentivar o bem-estar promovido pela atividade física, movimentou também diversos setores da economia, como bares, restaurantes, hotéis, táxis, toda a cadeia produtiva”. O parlamentar ressaltou ainda que o turismo esportivo tem crescido em Aracaju e atraído visitantes de várias partes do país. “Aracaju é cenário do turismo esportivo. Dia 30 de novembro, teremos o Ironman 70.3 de Aracaju. É a segunda vez que Aracaju vai sediar essa prova”, disse entusiasmado. Byron afirmou que a capital sergipana “entra para o rol das cidades com os melhores eventos esportivos do Brasil” e concluiu sua fala destacando o Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça-feira (28). Ele elogiou a Prefeitura e o Governo do Estado pela realização de concursos e nomeação de aprovados. “Com o servidor público valorizado, reconhecido, a população e o contribuinte têm a possibilidade de ter esse serviço público sendo entregue de uma maneira plena”, afirmou.
Em seguida, o vereador Vinícius Porto utilizou a tribuna para parabenizar o trabalho da Emsurb, presidida por Hugo Ensoj, pela condução da transferência dos ambulantes que vendiam hortifrutis e verduras no Centro da cidade para a nova Feira Livre do Centro, inaugurada nesta segunda-feira (27), na Praça Hilton Lopes. “Eu passei hoje pela manhã lá. E como melhorou o trânsito daquela região. Que coisa boa, como é bom a gente ter a certeza de que temos profissionais qualificados, técnicos, como o presidente Hugo”, destacou o vereador. Vinícius também elogiou a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, pela inovação no sistema de agendamento das Unidades de Saúde da Família. O novo modelo, conhecido como Acesso Avançado, reduziu filas e o tempo de espera para consultas, permitindo marcações no mesmo dia ou em até 72 horas. “É um modelo mais ágil, humano e eficiente”, explicou. O parlamentar ainda comemorou o avanço da proposta que pode transformar a Associação Desportiva Confiança em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com participação de investidores como o ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. A decisão será votada em Assembleia Geral no dia 1º de novembro de 2025. “O que já era potência do Estado de Sergipe, nós vamos virar, no futuro próximo, uma potência do Nordeste, representando todo o povo sergipano”, comemorou Vinícius.
O vereador Isac Silveira também utilizou o tempo do Grande Expediente para parabenizar os servidores públicos, lembrando que é servidor do INSS desde 1994. Ele fez um alerta sobre a falta de investimentos e a carência de estrutura no serviço público. “É preciso valorizar os servidores que estão no dia a dia dessa batalha sem estrutura”, declarou. Isac ressaltou que os problemas enfrentados pelo INSS não são culpa dos trabalhadores, mas da falta de pessoal. Segundo ele, mais de 50% dos servidores do órgão já se aposentaram, enquanto a demanda de atendimento cresce. O vereador defendeu a realização urgente de novos concursos e reforçou seu compromisso com todas as categorias de servidores. “Aqui nessa Casa, nós teremos essa batalha histórica de discutir a concepção de Estado, mas de nunca abrir mão do serviço público gratuito e de qualidade e, movido por essa parcela da classe trabalhadora, que são os servidores públicos do nosso Brasil”, afirmou.
Encerrando os pronunciamentos, a vereadora Professora Sonia Meire enfatizou a importância da autonomia e da estabilidade conquistadas por meio do concurso público. “O concurso público é superimportante para que a gente possa ter, de fato, os serviços públicos garantidos. E nós também somos os grandes fiscalizadores e fiscalizadoras, enquanto servidora pública, do nosso próprio trabalho e da oferta do serviço público”, explicou. Sonia reforçou que os servidores passam por avaliações constantes e fez um apelo aos deputados federais sergipanos para que rejeitem a Reforma Administrativa, que ela classificou como uma “contrarreforma”. “Portanto, eu espero que os deputados federais digam não a essa contrarreforma administrativa, porque ela vem para acabar com o serviço público, a função social pública do serviço público”, destacou. A vereadora também anunciou a realização de um ato público nesta terça-feira (28), à tarde, no Calçadão da João Pessoa, em protesto contra contratos firmados pelos governos estadual e municipal de Aracaju, que, segundo ela, contrariam as ordens de serviço e colocam em risco a estabilidade e os direitos dos trabalhadores.