Vereadores se despedem do ex-governador João Alves Filho

por Vinícius Andrade e Viviane Cavalcante — publicado 01/12/2020 10h55, última modificação 01/12/2020 11h16
Vereadores se despedem do ex-governador João Alves Filho

Foto: Gilton Rosas

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deram o último adeus às cinzas do ex-governador por Sergipe, João Alves Filho, na tarde desta segunda-feira, 30, no Palácio Olímpio Campos, Centro da cidade. João Alves estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva desde a semana passada, no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após sofrer uma parada cardíaca em casa e veio a falecer na última terça-feira, 24.

Emocionados, o presidente da Câmara, Nitinho (PSD) e os vereadores Anderson de Tuca (PDT), Américo de Deus (PSD), Emília Corrêa (Patriotas), Juvêncio Oliveira (PSD) e Vinícius Porto (PDT) estiveram juntamente aos amigos, familiares, autoridades e admiradores presentes na cerimônia de despedida do político.

Na oportunidade, Nitinho  relembrou o quanto que João foi importante para o povo sergipano, como também para a sua contribuição na política.“Dediquei 25 anos da minha vida nas campanhas de João Alves e ele com certeza sempre será minha grande referência na política, aprendi muito com ele. João era um homem estadista, um político que dedicou toda a sua vida ao povo e estado que ele tanto ama, Sergipe”, pontuou Nitinho.

O parlamentar Anderson de Tuca acompanhou todo o cortejo das cinzas pelas ruas e algumas das principais obras realizadas por João. “Um amigo que a vida me deu. Sua missão aqui na terra foi cumprida da melhor forma possível. Um grande um homem público, vai com Deus João”, disse Anderson.

Américo de Deus relata que vai-se um homem, mas fica sua brilhante história. “João era um visionário, estava muito à frente do seu tempo. Um homem que sempre pensava a curto, médio e longo prazo. Transformou o nosso estado de Sergipe através de suas grandes obras monumentais, principalmente com a defesa do Rio São Francisco e os projetos do Chapéu de Couro”, ressaltou Américo.

A vereadora Emília Corrêa, que era muito amiga dele, enfatiza que o “negão do chapéu de couro” ficará sempre eternizado nos corações e na história dos sergipanos. “Para Aracaju, para Sergipe e para o nordeste não dá para mensurar a importância desse homem, não somente como figura pública, mas também como humano”, declarou.

Para Juvêncio, a perda de João Alves é muito grande e lamentável. “João extrapolou os limites de Sergipe, e o povo reconhece o quanto que ele foi importante para o seu povo. Tenho muita admiração por tudo que ele fez. Infelizmente hoje Sergipe chora, mas que será um choro que irá durar por muitos e muitos anos”, lamentou Juvêncio.

Vinícius Porto relata que também começou sua trajetória na política ao lado de João Alves e pontua o quanto que ele foi importante para Sergipe. “Comecei a militar na política ao lado dele e através do seu comando. Fomos juntos em escolas públicas e particulares com palestras para mostrar assuntos como crise energética e transposição do Rio São Francisco. Ele foi um homem que dedicou sua vida para o seu estado”, disse”.

João Alves Filho-A cerimônia de cremação ocorreu em Brasília e as cinzas foram trazidas para Aracaju para uma última homenagem ao homem e político. Também foi realizada uma missa e um cortejo com as cinzas por toda a cidade.

João Alves era conhecido como Chapéu de Couro, foi governador do estado de Sergipe por três mandatos e por duas vezes prefeito de Aracaju. Responsável por grandes obras no estado, como a criação do Calçadão Praia Formosa, Orla de Atalaia, a ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, transposição do Rio São Francisco, além do maior hospital público do estado de Sergipe, o HUSE – João Alves Filho.