Vereadora Sonia Meire destaca sua participação na cop30

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/11/2025 12h58, última modificação 19/11/2025 12h58
Vereadora Sonia Meire destaca sua participação na cop30

Foto: Luciana Santos

Durante o pequeno expediente nesta quarta-feira, dia 19, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para destacar sua participação na COP30, a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças do Climáticas, que está acontecendo em Belém do Pará. A parlamentar esteve na cidade durante quatro dias na última semana e prestou conta a sociedade aracajuana sobre sua participação.

 
“Estive participando com recursos públicos da Cúpula dos Povos, que foi a COP paralela da COP30, e a minha participação se deu em diferentes momentos. Primeiro, para defender um meio ambiente dos combustíveis fósseis, que foi a grande pauta do evento este ano, porque há um projeto para perfurar poços na foz do rio Amazonas, e há toda uma discussão com os ribeirinhos, as populações indígenas, quilombolas e ambientalistas sobre esse modelo de desenvolvimento que o mundo inteiro precisa rejeitar. Nós não temos que mudar o clima, temos que mudar o sistema que destrói o nosso equilíbrio. Também participei de atividades por um modalidade urbana sustentável, e nós precisamos ampliar o debate sobre a utilização do transporte coletivo com tarifa zero, para diminuir a quantidade carros nas ruas das nossas cidades, evitando a emissão de gases”, disse a vereadora.
 
Sonia Meire destacou ainda que toda a população subsidia o transporte coletivo e que todos precisam ter acesso a ele. A vereadora ainda disse que levou a pauta de Aracaju, que participou da grande marcha com povos de diferentes países e do encontro de parlamentares de diferentes estados, em Belém. “Tivemos uma grande marcha com mais de vinte países reunidos em defesa da mudança do sistema e do nosso meio ambiente. Estarei apresentando meu relatório prestando conta do nosso trabalho e a luta da questão ambiental continuará firme, aqui e em todos os outros espaços que ocuparmos”.