vereadora Sonia Meire cobra convocação de aprovados no concurso do magistério municipal

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/05/2025 11h55, última modificação 29/05/2025 11h55
vereadora Sonia Meire cobra convocação de aprovados no concurso do magistério municipal

Foto: Luanna Pinheiro

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou, nesta quinta-feira (29), a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o pequeno expediente para cobrar, mais uma vez, a convocação dos aprovados no concurso do magistério municipal. A parlamentar destacou que o executivo acabou de enviar um projeto de lei complementar para a Câmara que retira o limite da idade para os participantes, e que está havendo rumores que a Câmara Municipal e o sindicato estavam atrapalhando a convocação.

 
“Procurei saber,  e não havia nenhum registro na Câmara Municipal, mas agora, finalmente, o projeto de lei complementar chegou. O atraso da votação não se deu nem pela política deliberada nem do sindicato, que acompanha esse processo e faz parte da comissão. A nossa bancada reforça que esse projeto seja votado em regime de urgência para destravar o mais rápido possível o ato de chamar todos os aprovados no concurso por parte do executivo”, disse Sonia Meire.
 
O resultado final do concurso foi divulgado no dia 12 de maio e a homologação também já foi realizada, com 425 vaga imediatas e mais cadastro reserva. A parlamentar destacou que sabe a realidade da educação na rede municipal e que tem denunciado diariamente na tribuna da Câmara e também nas suas redes sociais a situação. É necessário que sejam preenchidos os cargos, principalmente para crianças matriculadas em creches, para que não fiquem apenas com as cuidadoras nas salas de aula, e tenham também a presença de professoras ou professores.
 
“Meus netos estudam na rede municipal e recentemente tiveram as aulas de educação física suspensas, porque não tinham mais professor de educação física. Nós temos uma grande demanda e com certeza, que após ,os primeiros colocados forem chamados, automaticamente será necessário chamar os próximos, principalmente quando novas escolas e as em reformas forem entregues. É urgente o chamamento dos concursados e uma programação que deve ser publicada pela secretaria municipal de educação para chamar todas as pessoas aprovadas neste concurso, que eu tenho certeza que não ficarão apenas nos números iniciais como estava publicado edital”, disse a vereadora.
 
Sonia Meire finalizou destacando que, no edital do concurso, foi colocado como exigência do pagamento do CREF para os candidatos a professores de educação física, e que ela ajuizou uma ação contrária a essa exigência. “Nós entramos com uma ação porque o que rege a atuação de professores e professoras de educação física nas escolas públicas é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nós temos uma luta nacional para combater este tipo de exigência. E quero aqui deixar para todos os professores e professoras a nossa preocupação com o chamamento do concurso, e espero que todas as bancadas aprovem o regime de urgência, para que nós possamos estar já na próxima semana votando, destravando a chamada dos futuros concursados”.