Vereador Sargento Byron representa senador Alessandro Vieira em solenidade de ordem de serviço da primeira Residência Inclusiva de Aracaju
“É através da Residência Inclusiva que tantas pessoas com deficiência, que não têm rede de apoio, terão suporte, acolhimento e autonomia para viver com dignidade e direitos assegurados”. Com esta declaração, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço que marca o início da implantação da primeira Residência Inclusiva de Aracaju, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
Representando o senador Alessandro Vieira (MDB) — responsável pela articulação junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para a destinação de recursos voltados à estruturação e aquisição de equipamentos para o espaço —, o vereador destacou os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão social.
“Agradeço ao senador Alessandro por este convite, bem como parabenizo sua atuação e compromisso com a causa. Sem dúvidas, só podemos avançar quando existe um trabalho coletivo e com propósito. À prefeita Emília Corrêa, todo o meu respeito e agradecimento por se dedicar com tamanha sensibilidade à pauta, o que nos leva a descontruir uma sociedade, bem como a conhecer, de fato, o que é equidade e justiça social, nos levando a refletir e a agir cada vez mais de maneira coletiva”, declarou o vereador Byron.
O bairro 17 de Março é o local escolhido para a construção da residência, que marca o pioneirismo no estado, em um terreno de mais de 500 metros quadrados. A construção foi viabilizada a partir de um contrato no valor de R$ 872.177,71, com recursos conveniados com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal.
Sobre o projeto do Residencial
De acordo com as informações da Prefeitura de Aracaju, o serviço oferece moradia protegida, cuidados individualizados e apoio à autonomia dos residentes, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A nova unidade contará com infraestrutura acessível, equipe técnica multidisciplinar e planejamento individualizado.
A estrutura inclui garagem, varanda, sala de estudo, sala de estar/jantar, área de vivência, depósito, despensa, área de serviço, cozinha, casa de gás, dois quartos femininos com banheiro adaptado, dois quartos masculinos com banheiro adaptado, quarto do cuidador com banheiro e jardim.