Vereador Sargento Byron representa senador Alessandro Vieira em solenidade de ordem de serviço da primeira Residência Inclusiva de Aracaju

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/10/2025 13h25, última modificação 14/10/2025 13h25
Vereador Sargento Byron representa senador Alessandro Vieira em solenidade de ordem de serviço da primeira Residência Inclusiva de Aracaju

Foto: Karla Tavares / Secom PMA

“É através da Residência Inclusiva que tantas pessoas com deficiência, que não têm rede de apoio, terão suporte, acolhimento e autonomia para viver com dignidade e direitos assegurados”. Com esta declaração, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço que marca o início da implantação da primeira Residência Inclusiva de Aracaju, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).  

Representando o senador Alessandro Vieira (MDB) — responsável pela articulação junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para a destinação de recursos voltados à estruturação e aquisição de equipamentos para o espaço —, o vereador destacou os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão social. 

“Agradeço ao senador Alessandro por este convite, bem como parabenizo sua atuação e compromisso com a causa. Sem dúvidas, só podemos avançar quando existe um trabalho coletivo e com propósito. À prefeita Emília Corrêa, todo o meu respeito e agradecimento por se dedicar com tamanha sensibilidade à pauta, o que nos leva a descontruir uma sociedade, bem como a conhecer, de fato, o que é equidade e justiça social, nos levando a refletir e a agir cada vez mais de maneira coletiva”, declarou vereador Byron. 

O bairro 17 de Março é o local escolhido para a construção da residência, que marca o pioneirismo no estado, em um terreno de mais de 500 metros quadrados. A construção foi viabilizada a partir de um contrato no valor de R$ 872.177,71, com recursos conveniados com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal. 

Sobre o projeto do Residencial  

De acordo com as informações da Prefeitura de Aracaju, o serviço oferece moradia protegida, cuidados individualizados e apoio à autonomia dos residentes, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A nova unidade contará com infraestrutura acessível, equipe técnica multidisciplinar e planejamento individualizado. 

A estrutura inclui garagem, varanda, sala de estudo, sala de estar/jantar, área de vivência, depósito, despensa, área de serviço, cozinha, casa de gás, dois quartos femininos com banheiro adaptado, dois quartos masculinos com banheiro adaptado, quarto do cuidador com banheiro e jardim.