Vereador Isac celebra Hospital da Mulher e destaca união de esforços entre Prefeitura e Estado pela saúde feminina

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/11/2025 15h54, última modificação 13/11/2025 15h54
Líder da prefeita na Câmara ressaltou que nova unidade, referência regional, materializa compromisso de Emília Corrêa e se soma ao Opera Sergipe para cuidar da saúde feminina.
Vereador Isac celebra Hospital da Mulher e destaca união de esforços entre Prefeitura e Estado pela saúde feminina

Foto: Luanna Pinheiro

vereador Isac (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, utilizou a tribuna nesta quinta-feira (13) para celebrar a transformação da Maternidade Lourdes Nogueira no Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju Lourdes Nogueira (HAMA). Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a iniciativa como um marco que transforma discursos históricos de campanhas, como o “Outubro Rosa”, em ações concretas e efetivas para a saúde feminina.  

Isac lembrou que, por anos, sentiu-se incomodado com a abordagem de gestões anteriores que, segundo ele, ficavam no “mundo das palavras”.
   
“Isso tomava um tom tanto quanto demagógico, porque a gente falava e não apresentava à sociedade nenhum tipo de alternativa”, criticou o vereador.   

O parlamentar relatou um episódio recente que, segundo ele, reforçou essa inquietação. “Nós tivemos a alegria de realizarmos também uma marcha lá no Bairro Industrial com as mulheres, saindo do Parque da Cidade”, relatou. Isac contou que, ao discursar para mais de 50 mulheres no Centro Cultural São João de Deus (Quadrilhódromo), sentiu a necessidade de ir além do discurso. “Eu fiquei muito inquieto... a gente fala muito para os outros e pouco para nós mesmos”, disse, referindo-se à necessidade de ações práticas.  

Para o parlamentar, a mudança de cenário veio com a decisão da atual gestão. “Com a decisão da prefeita Emília Corrêa de criar agora o Hospital da Mulher, nós somos convocados a essa nova missão, de darmos as condições a essas mulheres”, afirmou.  
 
O líder da prefeita celebrou o fato de a unidade já ser considerada uma referência regional no cuidado integral à mulher e à primeira infância, sendo o segundo hospital e maternidade municipal do Nordeste, atrás apenas de Fortaleza. “A prefeita fez concretamente quando tomou a decisão de criar o hospital. O trabalho é muito mais forte que as falas”, completou, destacando a importância da nova estrutura, que conta com equipes multiprofissionais ampliadas e ambientes modernizados. 
 
Sinergia para zerar a fila  

O líder da prefeita na CMAJU também fez questão de elogiar o trabalho do governador Fábio Mitidieri, que, por meio do programa Opera Sergipe, conseguiu reduzir drasticamente as filas de cirurgias eletivas no Estado.  

No entanto, Isac pontuou que a demanda reprimida na capital ainda é imensa, com “milhares de mulheres” aguardando por procedimentos de média complexidade, como cirurgias de retirada de mioma ou laqueaduras.  

Nesse contexto, o vereador vê a iniciativa da Prefeitura como um complemento fundamental ao esforço estadual. “Quando Emília toma essa ação [de criar o HAMA], ela se amálgama, ela se junta ao governador Fábio Mitidieri na missão de cuidar da saúde da mulher”, analisou.  

Isac concluiu explicando que, com o novo Hospital da Mulher, a Prefeitura de Aracaju retoma com força a responsabilidade sobre as cirurgias de média complexidade, que haviam sido repassadas ao Estado na gestão anterior. Ele reconheceu o HAMA como um “feito” e se comprometeu a buscar ainda mais recursos para fortalecer o atendimento e garantir que as mulheres de Aracaju tenham, de fato, onde buscar cuidado.