Vereador Camilo protocola Projeto de Lei que fortalece turismo estudantil
Com o objetivo de fortalecer os direitos e garantias aos alunos da rede pública municipal de ensino, o vereador Camilo Lula, protocolou o Projeto de Lei que dispõe sobre a garantia do turismo pedagógico realizado pelas escolas. O projeto visa garantir o acesso dos alunos da rede aos espaços da cidade, aprofundando os vínculos culturais entre os cidadãos.
O vereador explica que o projeto é importante, pois o incentivo aos alunos de conhecerem melhor a sua cidade, indo aos pontos turísticos fortalece a identidade e a sensação de pertencimento. “É evidente que conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju é uma forma de mostrar a importância do turismo para nossa cidade, despertando futuramente, nesses alunos, o empreendedorismo ou a gestão pública na área do turismo como escolha de profissão”, afirma.
Para a especialista em Turismo, Daniele Rollemberg, se trata de um projeto que fortalece e estimula a cidadania nos alunos da rede pública municipal de ensino. “É um projeto importante, pois se trata de um investimento na cidadania desses alunos. É importante que essas crianças e adolescentes conheçam a sua cidade, conheçam a sua história e vivam essas visitas de forma interdisciplinar, é possível que eles estudem não só História, mas também Sociologia, Geografia, Ciências e tudo isso só contribui para a qualidade do ensino nas escolas públicas municipais”, opina.
O projeto
O Projeto de Lei proposto pelo vereador Camilo pretende incentivar e proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Aracaju visitas aos pontos turísticos existentes em Aracaju, como museus, monumentos, teatros, bibliotecas, praças, ruas e bairros históricos. O incentivo ao turismo pedagógico é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos, pois muitas pessoas nunca entraram no Teatro Tobias Barreto ou não conhecem a história do monumento localizado no Museu da Gente.
Essas visitas poderão refletir no desempenho escolar nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos alunos e ampliando seus horizontes culturais. Além disso haverá estímulo para que profissionais da educação e alunos valorizem a cidade em que vivem. O projeto irá proporcionar o acesso aos diferentes espaços da cidade, aprofundando os vínculos culturais com esses cidadãos.