Vereador Binho conhece o projeto Aikido Policial

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/05/2022 10h25, última modificação 30/05/2022 11h40
Vereador Binho conhece o projeto Aikido Policial

Foto: Assessoria do parlamentar

Em mais um passo na busca de conhecer de perto o cenário do esporte na cidade de Aracaju, na tarde desta quinta-feira, 26, o vereador Binho (PMN) esteve no Centro Cultural Georges Stobbaerts, no bairro Coroa do Meio, onde funciona o Dojo de Aikido Tenchi. Na última semana o projeto foi tema do discurso do parlamentar na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Fundado em 1998, sob a direção do professor Luciano Larré, o Centro Cultural ensina a arte marcial aikido, uma modalidade que usa quedas e imobilizações, mas que também enfatiza a harmonia do corpo e da mente, bem como valores morais da cultura japonesa.

Respirando o ar da filosofia dos samurais, o vereador participou de uma aula, onde aprendeu a dominar o oponente com pouco uso de força, mas com grande harmonia do movimento corporal, bem como atenção ao uso das articulações do adversário.

O vereador pôde conhecer o Projeto Aikido Policial, desenvolvido pelo professor Paulo Torres desde 2017, que é policial militar e adaptou às técnicas do Aikido para se tornarem mais funcionais no exercício da profissão policial. Além de praticar, os Agentes da Segurança Pública puderam participar de Eventos Nacionais e Internacionais de AIKIDO. O projeto já conta com mais de 30 alunos e 20 apoiadores.

“O Aikido Policial é direcionado para agentes das áreas de segurança pública e privada, além de profissionais que atuam na área criminal. Foi pensado como forma de proporcionar uma maior capacidade de resposta às situações de perigo e confronto físico, com mais habilidade técnica e de forma a não causar danos irreversíveis ao agressor”, comentou o professor Torres.

Na aula, Binho foi voluntário em uma demonstração de contenção e imobilização por uma equipe de policiais praticantes do aikido e ficou surpreso com a eficiência das técnicas. “É realmente impressionante. Nunca pensei que alguém pudesse ser contido e imobilizado de forma tão simples e eficiente com as técnicas que vi aqui hoje. Essa arte marcial é mais uma opção de atividade física e defesa pessoal que a população pode ter. Além do projeto Aikido Policial, que é uma possibilidade que pode facilitar a atuação de policiais e agentes em situações de confronto. Vou fazer uma Indicação ao Poder Executivo e estudar a possibilidade de um Projeto de Lei que inclua essa arte marcial como forma de treinamento onde for pertinente”, afirmou o vereador.