Último Pequeno Expediente do ano é marcado por críticas às obras de macrodrenagem e agradecimentos pelos trabalhos legislativos
O Pequeno Expediente desta quinta-feira (18/12) teve início com o vereador Breno Garibalde (Rede), que relatou que ontem esteve presente numa audiência pública em Areia Branca sobre a obra do canal da macrodrenagem da região. O parlamentar destacou que ninguém está de acordo com o tipo de projeto que está sendo feito, pois “a obra está sendo feita de maneira atropelada, sem ouvir as pessoas, sem ouvir as necessidades do povo da região, e que não levou a natureza em consideração”.
Breno Garibalde afirmou ainda que a licença foi dada apenas pela Sema, mas não há licença da Adema, nem há outros órgãos fiscalizando a obra, que vai influenciar diretamente no Rio Vaza-Barris. O vereador também criticou a construção de uma estação de tratamento de esgoto dentro do mangue. Segundo ele, “isso é inadmissível” e a população está bastante preocupada com os impactos ambientais, que inclusive já estão sendo observados, como a diminuição dos peixes e mariscos na região.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) lamentou o fato de que o plenário do Senado aprovou, no dia anterior, o projeto que reduz as penas dos condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. “Lamentável. Manobras na calada da noite, por atores mais diversos para tentar fazer aquilo que o povo não quer: anistiar quem comete crime contra a democracia. Não se pacifica uma nação encobrindo crimes”. Ao finalizar seu discurso, o parlamentar agradeceu aos servidores da Casa, aos assessores e aos demais vereadores pela convivência durante este ano. Segundo ele, foi “um ano difícil, de muito enfrentamento e disputa, mas também com muita produção legislativa”.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) exibiu um vídeo referente ao encerramento das atividades deste ano do projeto Mais Saúde, um projeto de sua autoria desenvolvido no conjunto Augusto Franco, no bairro do São Conrado, no Paraíso do Sul e na Areia Branca, e que agora entrará em recesso. Joaquim da Janelinha agradeceu a todos que fazem parte do projeto e também parabenizou a Câmara pela votação histórica realizada no dia de ontem, com a aprovação de projetos de valorização de várias categorias profissionais. Por fim, agradeceu também à prefeita Emília Corrêa por participar das negociações com os sindicatos e pela concessão dos reajustes.
O vereador Lúcio Flávio (PL) exibiu um vídeo veiculado pelo blog Marina Di Moraes. Segundo a publicação, o senador Renan Calheiros teria “acusado o governo de barganhar com a oposição a respeito do projeto de lei da Dosimetria, em troca de apoio a pautas econômicas”. Em seguida, Lúcio Flávio exibiu um outro vídeo, desta vez, trata-se do perfil intitulado como “Fato Sergipe”. No vídeo, há uma pessoa com a máscara da prefeita Emília Corrêa, colocando uma imagem institucional da Câmara no bolso. Na legenda os dizeres: “Quando eu mando e os vereadores obedecem”, numa referência à aprovação de 40% de remanejamento do orçamento. O parlamentar repudiou a publicação e disse que “quem acusa tem o ônus da prova. Você vai ter que provar, porque nós temos família, temos reputação.”
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) falou sobre as obras de macrodrenagem nos bairros da Zona Sul de Aracaju. “É absurdo como o projeto avança sobre lagoas, avança sobre o mangue e sobre o rio, destruindo inclusive comunidades tradicionais e ameaçando a vida das pessoas.” A parlamentar relatou que sua assessoria esteve presente na audiência pública ocorrida no dia anterior a respeito do tema, na região de Areia Branca, para ouvir a população local. “Inclusive nossa ação vai continuar junto ao MPF, passamos o ano inteiro fazendo esse debate lá e vamos avançar”.
A parlamentar ainda homenageou as catadoras de mangaba de Sergipe, que realizaram um encontro na semana passada em busca de melhoria da geração de renda e na defesa dos territórios extrativistas. Por fim, Sonia Meire lamentou o fato de que já estamos no final de ano e as catadoras de mangaba do bairro Santa Maria ainda não têm um decreto que vai definir todo o processo de participação paritária da gestão da reserva extrativista. Por fim, a vereadora agradeceu a todos os funcionários, bem como à sua equipe pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na Casa Legislativa em prol da população aracajuana.
A vereadora Selma França (PSD) fez um discurso em que parabenizou o Hospital Santa Isabel pela inauguração da ala pediátrica. “Parabéns a essa equipe tão comprometida, essa é mais uma conquista para o povo de Aracaju e para o povo de Sergipe”. A parlamentar também agradeceu a todos pelos trabalhos realizados ao longo do ano na Casa do Povo.
O último orador do Pequeno Expediente foi o vereador Sargento Byron (MDB), que utilizou a tribuna para defender que a urbanidade deve permanecer nas relações estabelecidas entre os parlamentares. “É importante que a gente se respeite cada vez mais, reconhecendo também a importância de todos os debates ocorridos aqui, e eu acredito na representatividade que nós temos perante a população de Aracaju”. Por fim, Sargento Byron agradeceu a todos os envolvidos nos trabalhos legislativos e enfatizou que, se a população os elegeu, é para que eles possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento social e a entrega de serviços públicos de qualidade para o povo aracajuano.