Tribuna Livre trata sobre regulamentação de serviço mototáxi

por Viviane Cavalcante — publicado 06/11/2018 13h32, última modificação 06/11/2018 13h32
Tribuna Livre trata sobre regulamentação de serviço mototáxi

Foto: Gilton Rosas

A Tribuna Livre desta terça-feira, 6, trouxe para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Sindicato dos Moto taxistas, Moto Frete e Moto Entrega do Município de Aracaju (Simetafre) para pedir aos vereadores que aprovem a legalidade do serviço de mototáxi na cidade. De acordo com o representante da categoria, já existe uma Lei Federal aprovando a legalização do serviço e que fica a cargo de cada município autorizar o serviço ou não.

Para falar sobre o assunto, o presidente do Simetafrete, Guimarães Monteiro Neto ocupou a Tribuna da Casa. “O que há de contra a esses trabalhadores que servem tanto a população, principalmente a parcela mais carente”, questionou. De acordo com Guimarães, são mais de 4.500 pessoas trabalhando de forma ilegal em Aracaju. “Esse é um serviço que a população menos favorecida usa muito e somos vistos pela população como delinquentes. Precisamos da sensibilidade de Vossas Excelências para conseguir intermediar essa situação”, clamou.

O presidente da Simetafre disse ainda que com a legalização do serviço de moto taxi em Aracaju trará diversos benefícios entre eles, a adequação de vestimentas para trabalho, equipamentos adequados, segurança ao ser transportado por uma pessoa cadastrada, benefícios trabalhistas, entre outros.

Apartes

Após as explanações alguns vereadores se manifestaram a favor da categoria. Para o vereador Anderson de Tuca (PRTB) quem tem que decidir qual o meio de transporte deve ir são as pessoas e não poder público. “Eu sou a favor de vocês, mas essa propositura tem que vir do Executivo Municipal. Se chegar, votarei a favor”, anunciou.

Já o vereador Américo de Deus (Rede), disse que como é uma atividade que já existe há muitos anos é só regularizar. Segundo o parlamentar, é uma boa oportunidade de geração de emprego em tempos de crise. “O que falta é boa vontade do prefeito de resolver”, opinou.

Isac Silveira (PCdoB) disse que a população aracajuana reconhece o trabalho deles e que há necessidade de regulamentar o serviço. A vereadora Kitty lima (Rede) afirmou que acompanha a luta da categoria pela regulamentação e pede que o líder da bancada do prefeito na CMA, Vinicius Porto (DEM) intermedeie uma reunião dos trabalhadores com o prefeito Edvaldo Nogueira.

Iran Barbosa (PT) se colocou à disposição da categoria para discutir o que for necessário. Na opinião do vereador Fábio Meireles (PPS) se não delimitar o serviço fica inviável. “O prefeito está atento a essa situação e em breve irá se posicionar sobre o assunto”, ressaltou.

Por fim, Elber Batalha (PSB) assumiu que no passado votou contra ao projeto de regulamentação, mas, atualmente reconhece que é um serviço que se incorporou a rotina dos aracajuanos. “É necessário que o Executivo encaminhe esse projeto”, pontuou.