Sonia Meire critica gestão de organização social no Fernando Franco

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/02/2026 13h10, última modificação 19/02/2026 13h10
 Sonia Meire critica gestão de organização social no Fernando Franco

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para criticar a gestão da Organização Social FABAMED, responsável por gerir o hospital Fernando Franco, na zona sul de Aracaju. A parlamentar recebeu denúncias que, no feriado de carnaval, a unidade de saúde teve equipamentos de ar condicionado quebrados e que a empresa responsável em vez de substituí-los, utilizou ventiladores.

 
“Aconteceu o que vem acontecendo, só que com maior gravidade. Na sala de observação do Fernando Franco, mais uma vez,  o ar condicionado deu problema e, desta vez, a instituição, que assumiu a gerência desse hospital, comprou ventiladores e colocou na sala de observação. A justificativa da empresa é que não era possível trocar peças do ar condicionado danificado porque os fornecedores estavam fechados por conta do feriado do carnaval. Isso é uma atitude que uma instituição que se diz com tanto respeito, que concorreu a uma licitação pública, uma seleção, jamais poderia ter, colocando ventiladores em uma sala de regulação”, disse a vereadora.
 
A denúncia traz à tona o risco de infecção que funcionários, pacientes e acompanhantes foram expostos com essa atitude da gestão da unidade de saúde. Sonia Meire destacou, ainda, que a saúde de milhares de pessoas que todos os dias recorrem ao serviço de saúde está em risco. “Isso é muito sério, gravíssimo, não pode acontecer, e nós vamos continuar fiscalizando e denunciando. Faremos um requerimento à secretaria municipal de saúde e também as indicações necessárias para que sejam tomadas as devidas providências”.