Sonia Meire convoca população para para participar do plebiscito popular

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 01/07/2025 12h25, última modificação 01/07/2025 12h24
Sonia Meire convoca população para para participar do plebiscito popular

Foto: Luanna Pinheiro

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o pequeno expediente nesta terça-feira (01) para convocar a população de Aracaju e também de todo Brasil para participar do ‘Plebiscito Popular Por um País Mais Justo’, em defesa da redução da jornada de trabalho, pelo fim da escala 6x1 e por justiça tributária, taxação dos mais ricos e isenção de Imposto de Renda para os mais pobres. A coleta oficial dos votos começa nesta terça, 1º de julho, e segue até setembro.

“Nós hoje, em Sergipe, estamos lançando o Plebiscito Popular para que o Congresso Nacional aprove, de baixo para cima, com a força da população brasileira, a democracia na prática. Só há democracia e só há justiça social se houver justiça tributária. E a justiça tributária só existe se tiver redistribuição de renda, com a taxação dos que mais ganham neste país, que é taxação das grandes fortunas. Esse Congresso Nacional, 70% dele, representa o interesse dos grandes empresários, da bancada ruralista e tantas outras. Nós precisamos combater essas bancadas com o povo assinando nos diversos pontos pela cidade”, disse a vereadora.

O Plebiscito Popular é uma grande consulta nacional para ouvir a população, de iniciativa de movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas, sobre temas urgentes e para pressionar por mudanças. A participação é voluntária e pede a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e também que quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem ganha até 5 mil não pague imposto de renda. O objetivo da participação da população é pressionar o Congresso por uma reforma tributária justa, defendendo a qualidade de vida da população para construir um país mais igualitário e democrático. 

“O Centrão e a extrema direita estão chantageando o Brasil. Para vocês terem uma ideia, 1% da fortuna do mais rico poderia acabar 22 vezes com a pobreza dos mais pobres neste país. Nos últimos dias nós tivemos votações no Congresso contra o povo brasileiro. Continuem acompanhando nossas redes sociais, que continuaremos detalhando as votações dos parlamentares em Brasília, e citarei os nomes dos deputados federais e senadores que votaram contra o povo. Enquanto isso, nós temos que continuar nas ruas para a taxação das grandes fortunas”, concluiu Sonia Meire. 

Durante o ato em favor da Palestina na praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, a vereadora professora Sonia Meire aproveitou a oportunidade e já votou no Plebiscito, dizendo SIM às perguntas. O Plebiscito tem duas perguntas: ‘Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6x1?’; e ‘Você é favor de que quem ganhe mais e 50 mil pague mais imposto para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda?’. Quem quiser saber mais informações pode acessar o Instagram @plebiscitopopular e também o Instagram da vereadora Sonia Meire. Em setembro, os resultados do Plebiscito serão entregues ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).